Educação

Aracruz: indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz palestra em cerimônia de acolhimento dos profiss

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu na manhã desta quarta-feira (25), no auditório do IFES, uma cerimônia para acolher os professores de suporte pedagógico e diretores que atuam na Rede Municipal de Ensino. Estiveram presentes as secretárias da Semed, Jenilza Spinassé e de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho, além do palestrante Luiz Gabriel Tiago, conhecido como “Senhor Gentileza”, indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2018 e 2019 pelos trabalhos desenvolvidos por sua rede de solidariedade que conta com mais de 35 mil pessoas espalhadas pelo mundo. 

Os profissionais foram recepcionados sob aplausos e receberam logo na entrada um cartão de boas vindas com os 5G da educação para serem usados no ano, sendo a generosidade, a genialidade, a gentileza, a gratidão e a garra. 

“Quero que vocês se sintam abraçados, e que em 2023 seja um ano diferente para nós. A gente acredita firmemente nisso, pois já passamos por diversos desafios que nos fizeram mais fortes. Aquilo que muitas vezes nos desagrada, pode nos tornar mais fortes. Cada um de vocês aqui tem um papel fundamental na vida de nossos alunos. Sejam bem-vindos e aproveitem bem o dia de hoje”, disse Jenilza Spinassé na abertura da cerimônia.

Em seguida, a secretária Jeesala Coutinho (Semae) deixou outra mensagem de apoio aos presentes. “É com muita alegria que estou aqui representando o prefeito Dr. Coutinho que pediu para deixar um abraço carinhoso a todos vocês. Desejo que essa retomada do ano letivo seja com muita energia positiva e garra. Nós do Governo Municipal estamos à disposição da Semed, que merece nossos parabéns pelos esforços e dedicação empregados para melhor atender os alunos”, destacou.

Senhor Gentileza
Após as falas iniciais, a Semed fez a apresentação dos novos diretores eleitos que atuarão a partir de 2023. Posteriormente todos assistiram um vídeo institucional chamado “Ir além do além”, com o objetivo de motivá-los ainda mais a alcançar seus objetivos. E por falar em motivação, a palestra do dia com o Senhor Gentileza serviu como grande inspiração ao público presente, que pôde conhecer sua história de vida que lhe concedeu a indicação ao Prêmio Nobel da Paz nos anos de 2018 e 2019.

“Nossa intenção é passar o poder da gentileza quando nós optamos por ela. Eu vejo isso como uma grande possibilidade de transformação pessoal e coletiva. Minha intenção em fundar uma Rede Mundial de Gentileza foi justamente promover uma cultura global da paz. Comecei a trabalhar aos 15 anos como ambulante no Centro do Rio de Janeiro, e com honestidade pude aproveitar as oportunidades para estudar, me capacitar e conquistar meu espaço no mundo”, afirmou. 

Sua palestra mostrou aos professores de suporte pedagógico e diretores da Rede Municipal de Ensino que a gentileza é um propósito, sim, que pode mudar o mundo, com suas palavras servindo como mais um suporte para promover o bem-estar e a motivação para que esses profissionais se sintam cada vez mais preparados para a jornadas do ano letivo.