Policial

Aracruz - Motos com ‘kadron’ são apreendidas em operações integradas

Postada em:

Garantir a ordem e o sossego dos aracruzenses é o objetivo das ações realizadas entre a Prefeitura de Aracruz, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em parceria com as forças de segurança pública - Polícias Civil e Militar. Estabelecimentos e motos têm sido fiscalizados com frequência, a fim de inibir o som alto e o barulho provocado pelo escapamento, o que tem provocado a perturbação ao sossego e a poluição sonora da população. 

Recentemente, nove motos que fazem uso das descargas conhecidas como “kadron” foram apreendidas e, outros três veículos, notificados durante uma operação. Na oportunidade também foram fiscalizados estabelecimentos com sons altos. A ação foi realizada após constatação dos altos índices de perturbação do sossego da população. Vale informar que isso é uma contravenção penal, conforme artigo 42 da Lei de Contravenções Penais (LCP). 

A ação, que terá continuidade ao longo do ano de 2023 pelas polícias, visa coibir a permanência de som alto procedentes de bares e caixas de som e, retirar de circulação essas motocicletas que são motivos de reclamações da população em geral. Alterações feitas nas motos ferem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e são consideradas crimes. 

O sucesso da ação teve a contribuição da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI), que identificou a localização das motos, através de informações disponibilizadas pelas polícias. O algoritmo da CISI guarda a placa dessas motos e, quando os veículos  passam pelas câmeras do cerco inteligente, alarmes sonoros são emitidos e as equipes da polícia militar são acionadas. Proprietários das motos que foram notificados, precisam retirar o kadron e apresentar à polícia para averiguação. Caso não seja apresentado, multas começam a ser aplicadas. 

A população destaca o incômodo causado por essas motos circulando com o cano de escapamento adulterado. “Essa ação da prefeitura e das polícias é muito importante, porque essas motos têm causado inúmeros transtornos para comunidade de Aracruz, porque além da perturbação do sossego público, tem a questão do aumento de fumaça liberado, o que também é prejudicial à saúde. Fico satisfeita em saber que os órgãos públicos estão unidos na busca de uma cidade com o trânsito mais tranquilo, seguro e organizado”, comentou Débora Maris Muniz Rocha Pires. 

O Capitão Alexandre, Chefe do Setor de Planejamento do 5º BPM, falou da operação. “A colaboração da CISI foi muito importante para que a Polícia Militar encaminhasse a Polícia Civil os boletins de ocorrência e, assim, tomasse as providências relacionadas à investigação. A ação foi muito bem sucedida e teve apoio fundamental das imagens da CISI no desfecho final”, falou. 

Para o secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad), Marcus Coelho, “o sistema está contribuindo com as ações das polícias, com a produção de provas, identificação de autores e, assim, possibilitando a resolução de toda e qualquer demanda. Os equipamentos são altamente tecnológicos e com um sistema inteligente, o que proporciona a rápida identificação do que foi solicitado. Investir na Central de Segurança e Inteligência (videomonitoramento e cerco eletrônico) é necessário, uma vez que oferece mais segurança a todos”.