Educação

Alunos da Emef Samoel Costa dão show durante apresentações do Terceiro Sarau Cultural

Postada em:

Centenas de pais e mães compareceram na noite desta quarta-feira (6) na Emef Samoel Costa para poder ver de perto as apresentações de seus filhos no Terceiro Sarau Cultural. O evento foi uma culminância de todas as ações do projeto de leitura da escola, que aconteceu durante todo o ano letivo. O objetivo foi estimular a criatividade, a imaginação, desenvolver a capacidade de compreensão textual e o senso crítico dos alunos, por meio do hábito de ler.

O prefeito Dr. Coutinho, na companhia da Secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé, compareceu para poder prestigiar o momento. “Muito bacana ver essas crianças se empenhando tanto para fazer suas apresentações. Fico feliz também em ver que a escola está cheia de pais e mães, o que demonstra que toda comunidade escolar está incumbida em promover uma educação de qualidade”, disse o chefe do executivo municipal.

Intitulado “Vinícius de Moraes: entre cantos e encantos”, o evento prestou uma grande homenagem a um dos mais importantes poetas brasileiros. Com um ambiente todo ornamentado com faixas e cartazes, os alunos se fantasiaram para suas apresentações embasadas em gêneros textuais como o poema, além das obras trabalhadas em sala de aula desse renomado poeta e compositor da música popular brasileira.

"As apresentações foram bem significativas. Isso revela a qualidade do trabalho desenvolvido pelos professores, além do envolvimento das famílias nas atividades promovidas pela escola. É muito gratificante ver os resultados. Estão todos de parabéns pelo fomento da educação em nossa cidade”, enfatizou a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.

As crianças, que não se acanharam, fizeram a leitura de poemas musicalizados como: “O pinguim”, “A galinha d’angola”, “O leão”, “Aquarela”, “Garota de Ipanema”, “Rosa de Hiroshima”, dentre outros, tudo sob orientação da equipe pedagógica da escola. “Eu acredito que essa metodologia usada se tornou um recurso muito forte no auxílio do desenvolvimento de nossos alunos. Essas obras poéticas funcionam de forma lúdica, aprimorando as habilidades de leitura e escrita dele. Além disso, toda essa produção gera um trabalho integrado com outras áreas do conhecimento, como a arte”, destaca a diretora da escola, Nívia Renata Nascimento Dalmaso.