Geral

Implantação do viaduto de acesso à Portocel em B. do Riacho é confirmada em reunião entre Prefeitura

Postada em:

Aconteceu na tarde desta terça-feira (13), na Secretaria de Suprimentos (Semsu), uma reunião entre a Prefeitura de Aracruz e representantes da Vale que detalhou o início das obras do viaduto da Portocel, a ser construído na Barra do Riacho. Previsto para se iniciarem em 2030, a Vale confirmou que antecipará as obras em seis anos, dando início em 2024.

Leia também: Município de Aracruz recebe mais dois caminhões para otimizar ações da Secretaria de Agricultura

Prefeitura, C. de Bombeiros de Aracruz e SAMU promovem simulado de incidentes com vítimas

O Secretário de Desenvolvimento Econômico (Semde), José Eduardo, que participou da reunião, lembrou dos esforços do Governo Municipal para dar celeridade a este empreendimento. “Essa demanda foi uma resposta ao pedido do prefeito Dr. Coutinho, sendo que em maio deste ano estivemos em Brasília para uma reunião com os Ministérios da Infraestrutura e do Transporte e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”, lembrou.

Ainda de acordo com o secretário, esse viaduto melhorará a mobilidade urbana em Barra do Riacho, sendo que o acesso não sofrerá interrupções durante a passagem das composições de trens que atendem a Portocel, que também será beneficiada com uma operação mais eficiente de integração do porto com a ferrovia. “Com essa decisão, a Vale antecipa uma obrigação contratual estabelecia em concessão, cuja previsão era para 2030. Já nesse mês de setembro já foi montado um grupo de trabalho entre Vale e Prefeitura para elaboração das ações necessárias que viabilizarão o início dessa obra. A Vale desenvolverá o projeto executivo para posteriormente as aprovações necessárias junto às questões das licenças ambiental e de obras, audiências públicas e contratação final do projeto par início das obras”, disse.

Já o prefeito Dr. Coutinho comemorou a notícia que beneficiará a população de Barra do Riacho. “Com essa medida, a Vale atende uma demanda antiga da comunidade, bem como de Portocel, melhorando a qualidade de vida das pessoas da região e mantendo o serviço muito importante para Aracruz, que é o atendimento de cargas à Portocel sem conflitos com o trânsito de pessoas e de veículos”, destacou.