Saúde

Médicos e enfermeiros participam de reunião técnica sobre o monkeypox (Varíola)

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), promoveu na tarde desta quarta-feira (31), no IFES campus Aracruz, uma reunião técnica sobre o monkeypox (varíola do macaco) aos médicos e enfermeiros que atuam na Rede Municipal de Saúde e no Hospital São Camilo. Ela foi articulada pela médica sanitarista da Regional Metropolitana de Vitória - Secretaria do Estado de Saúde (SESA), Dra. Adalzira Ferreira Pagani.

O objetivo da ação foi promover uma discussão com esses profissionais da saúde em decorrência dos casos já confirmados no estado e no município, após o surto mundial. “Em julho a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou surto mundial do monkeypox, passando a ser considerado uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Nosso intuito é promover um controle para que o monkeypox não seja disseminado, pois trata-se de uma doença nova e vem se apresentando a cada momento com aspectos diferentes em cada pessoa. Por isso é importante chamarmos a atenção”, destacou Dra Adalzira.

A Gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Valquíria Scarpati, agradeceu a presença dos profissionais e falou da importância dessa reunião, “Nossa conversa hoje vai ser de suma importância. Ela acontece na semana em que se confirmou o primeiro caso da doença em nosso município. E após as conversas com a Dra. Aldazira, também falaremos sobre o fluxo de atendimento da vigilância epidemiológica”, disse.

Até o momento Aracruz registrou seis casos suspeitos, sendo um confirmado, três descartados, além de outros dois aguardando confirmação. “São tantas descobertas, novidades e dúvidas com relação a essa virose, assim como os aspectos que ela pode produzir em diferentes sítios e pessoas, ou seja, variadas manifestações clínicas, além de alta letalidade. Estamos falando de uma varíola que foi erradicada em nosso país no ano de 1980, sendo que até 1973 existia no Brasil uma campanha obrigatória de vacinação, ou seja, quem nasceu até 1973 foi vacinado”, lembrou Dra. Adalzira.

Com mais de 16 mil casos notificados em 75 países desde o início de maio deste ano, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou no dia 23 de julho que o atual surto de monkeypox (varíola dos macacos) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).