Educação

Profissionais da Educação de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva se reúnem para mais um ciclo de formação

Postada em:

Profissionais da Educação participaram de mais um ciclo de formação realizado pela Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a empresa Suzano, por meio do Programa Suzano de Educação. O evento reúne cerca de 30 servidores e acontece no Auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), nesta segunda (15) e terça-feira (16).

Leia também: Suspeito de tentativa de estupro quase é linchado em Aldeia de Aracruz

Festa do Pescador irá resgatar tradição em Barra do Riacho

Participaram do evento o prefeito Dr. Coutinho, a secretária da pasta, Jenilza Spinassé, o escritor Rogério Sarmenghi, a coordenadora do Programa pela Comunidade Educativa (Cedac),  ngela Luiz Lopes, a representante da Associação Cidade Escola Aprendiz, Laís Costa de Oliveira, além de da Suzano, Ifes, e servidores das cidades de João Neiva e Ibiraçu.

As prefeituras das cidades vizinhas atuam em conjunto com a finalidade de criar um território educacional, ou seja, atuam sob regime de colaboração, por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE). Esses arranjos são modelos de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar a Educação em conjunto. Dessa forma, somam-se os esforços, competências e outros para buscar soluções para um único propósito, o avanço e melhoria da educação.

De acordo com Laís Costa de Oliveira, no Programa existem duas frentes, a de gestão educacional e a intersetorial. “Dentro dos ciclos realizados, envolvemos vários servidores técnicos das pastas para que haja uma educação de excelência. O grupo intersetorial trabalha com outras secretarias dentro da proposta de cada cidade. Em Aracruz, a Semed atua junto da Secretaria de Desenvolvimento Social e de Saúde, muito por entender que existam fatores extraescolares que impactam na educação do estudante. A proposta é que possamos articular as ações mínimas para que o estudante  continue  no processo ensino-aprendizagem”, comentou. Um exemplo de gestão intersetorial desenvolvida nas unidades escolares é o Programa Saúde na Escola, que traz ações da área para a sala de aula. 

Para a coordenadora do Programa pela Comunidade Educativa (Cedac), as palavras-chave são colaboração e intersetorialidade. “Os municípios estão organizados e, nesses encontros, pensando soluções para os desafios existentes que são comuns na área de educação. Em momentos como esse, debatemos e pensamos em políticas públicas que possam, de fato, contribuir para o avanço das ações que irão mudar a educação da rede municipal de ensino. Além do ADE como estratégia, a intersetorialidade trabalha para que o olhar dessas políticas seja ampliado”, pontuou  Angela Luiz Lopes.

“Esse é um mega programa em prol de uma educação melhor, que nos ajuda no direcionamento da implementação das políticas educacionais. Junto dos municípios, buscamos nos fortalecer ainda mais e potencializar as ações em prol da educação dos nossos estudantes. São em momentos como esse que discutimos o planejamento estratégico curto, médio e longo prazo. A partir da experiência que temos nesses encontros produtivos e colaborativos, buscamos implementar ações para que os avanços sejam consistentes em prol de uma melhor educação”, disse a secretária da pasta, Jenilza Spinassé.

O prefeito agradeceu a presença de todos que atuam nas redes de ensino e que lutam por uma educação de qualidade. “Vejo o empenho dos profissionais de educação, por meio da equipe que atua na Semed, para levar o melhor para os estudantes. E isso me faz lembrar o meu irmão José Maria Coutinho que era um apaixonado pela educação, por aprender e ensinar. Sabemos que a educação transforma o mundo e tenho certeza que as ações debatidas aqui virão para somar. Essa construção do processo ensino-aprendizagem só é fortalecida por meio da união dos professores, gestão escolar, pais e responsáveis”, disse.