Geral

Semana do Agricultor é encerrada com lançamento de programas, entrega de materiais e assinatura de c

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), em parceria com a Suzano, Sebrae, Incaper e Sindicato Rural, promoveu na tarde desta sexta-feira (29), no Parque de Exposições Rubens Pimentel, uma cerimônia de encerramento da Semana do Agricultor. 


A Semana do Agricultor teve início na terça-feira (26) e contou com uma vasta programação, entre elas cursos de Condução da Poda do Cacaueiro, de Olericultura Básica, Boas práticas de Fabricação, palestras do SENAR sobre a Apresentação do Programa de Assistência Técnica e Gerencial; Educação Tributária – Contribuições Previdenciárias; Benefícios Rurais; Segurança e Saúde do Trabalhador Rural; Desafios da NR31, além de uma homenagem ao agricultor com entrega de certificados. Também houve shows musicais com as bandas Tremendões, Dório e Gabriel, Adilson e Deosdete e João Victor e Vinícius.

Durante o encerramento o secretário Mauro Demartha abriu as falas das autoridades mostrando as principais realizações da Semag em um ano e meio do atual Governo Municipal. Ele também falou da atividade do agricultor. “Falar da agricultura é fácil, o difícil é falar do trabalho agricultor, que não tem dia, hora, não tem 13º, hora extra, mas tem a magia de produzir e transformar o grão em alimento, sendo o homem do campo que alimenta o homem da cidade. Foi a agricultura que segurou nosso país nessa pandemia. Por isso realizamos essa programação, mas vale lembrar que o dia do agricultor é todo dia”, destacou.

Ainda de acordo com Mauro, quando o governo de Dr. Coutinho começou, a Semag só contava com cinco equipamentos. “Tínhamos uma caçamba, uma retroescavadeira, um trator esteira, um carro e uma Pick-Up. Hoje, graças ao nosso empenho, nós temos 36 equipamentos. Nesses 18 meses de gestão já recuperamos mais de 4500 quilômetros de estradas rurais, construímos e consertamos 20 pontes, 56 bueiros, 12 mata-burros, além de atender 228 processos de produtores que fizeram seus requerimentos na nossa secretaria. Ainda entregamos mais de seis mil mudas de cacau enxertado, dentre outros”, pontuou.

O vereador Paim, proponente da Semana do Agricultor, agradeceu as parcerias que possibilitaram a realização do evento. “Queria agradecer o apoio do executivo municipal que não mediu esforços para valorizar nossos agricultores. Quando eu propus a realização desse evento fui prontamente atendido pelo prefeito que abraçou essa ideia. Esse momento tem que se tornar uma tradição em nossa cidade, cada vez mais aperfeiçoado, porque eles merecem nosso respeito”, disse. 
 
Encerrando as falas das autoridades, o prefeito Dr. Coutinho lembrou que recebe muitos pedidos para valorizar diversos profissionais, e isso não poderia ser diferente com os agricultores. “Todo profissional é homenageado porque merece, sendo ele médico, advogado ou engenheiro, e isso não pode ser diferente com o homem do campo. O agricultor é o profissional responsável por nos alimentar, e é por isso que eu tenho muito orgulho em participar dessa homenagem. Somos um município com vastas propriedades rurais e forte na agricultura, por isso devemos continuar fomentando essa atividade. Parabéns a todos”, finalizou.

O encerramento contou com lançamentos dos programas “Melhoramento do gado leiteiro e das pastagens”, fomento da piscicultura; da produção de mudas de açaí juçara e pimenta-do-reino, apresentação dos concursos “Produtor modelo” e “Produtor conservacionista”, além da entrega de materiais para as cooperativas, assinatura dos Convênios com INCAPER, SEBRAE e Suzano, entrega de mudas de cacau, e finalizando, uma apresentação sobre o Manejo da Adubação Foliar com Pulverização Aérea Via Drone.