Educação

Paes: Educação desenvolve ações para fortalecer o ensino na Rede Municipal

Postada em:

A Secretaria de Educação (Semed) vem desenvolvendo ao longo do ano diversas ações na Rede Municipal de Ensino que são fortalecidas pelo Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). O Paes é uma iniciativa do Governo do Estado que tem o objetivo de fortalecer a aprendizagem dos estudantes desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino.

Leia também: Neymar vai a julgamento na Espanha por fraude em contrato com Barça

Sob regime de colaboração com o Estado, o município de Aracruz aderiu ao Paes, que é estruturado em três eixos sistêmicos de trabalho: Apoio à Gestão, voltado para o fortalecimento da gestão escolar com foco nos resultados de aprendizagem; Fortalecimento da Aprendizagem, que traz materiais estruturados do 1° ao 3° Ano do Ensino Fundamental - “Coleção Paes”, com foco na apropriação do sistema de escrita alfabética, com atividades de leitura, escrita e produção de texto, formação de professores, avaliação diagnóstica e programas, como o Busca Ativa Escolar e o Prêmio Escola que Colabora, e Planejamento e Suporte, que apoia os municípios nas ações de melhorias na infraestrutura das escolas, construção de novas unidades escolares, ampliação da oferta de vagas desde a educação infantil até o ensino fundamental.

“Oferecer uma educação de qualidade é o nosso objetivo e trabalhamos diariamente para que os nossos estudantes aprendam, da melhor forma possível, o que está estabelecido na Base Nacional Comum Curricular. Assim, alcançaremos melhorias nos indicadores educacionais através de ações pedagógicas conjuntas, desenvolvendo formações continuadas dos nossos profissionais e outros”, disse a secretária da pasta, Jenilza Spinassé.

Essa é uma das formas de ampliar o Pacto ao longo dos anos, a fim de fortalecer e consolidar as ações pertinentes e necessárias com foco em uma educação mais igualitária. Com isso, novas diretrizes e estratégias são traçadas para que haja melhoria no ensino de toda Rede, ou seja, tudo pensado pela melhoria da educação.

Confira quais são as ações realizadas no município pela Semed: Ciclo de Gestão do Paes; Capacitação dos Diretores municipais; Visitas presenciais para implantação do Ciclo de Gestão do Paes; Formação de Pedagogos das escolas cadastradas no Ciclo de Gestão do Paes; Alinhamento com equipes pedagógicas do “Prêmio Escola que Colabora”; visita da equipe técnica da CoPaes/Parc para fortalecimento do Pacto,  reunião de alinhamento com a coordenadora regional do Pacto SRELinhares e Formações em Rede dos Professores da Rede Municipal com foco na alfabetização da idade certa e recomposição das aprendizagens.