Policial

Inauguração da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) acontece nesta terça-feira

Postada em:

A Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) da Prefeitura de Aracruz está em funcionamento desde o início de maio deste ano, mas a inauguração oficial do espaço acontece nesta terça-feira (12). A solenidade será realizada em frente a CISI, às 10h, e contará com a presença do prefeito Dr. Coutinho,  Polícias Militar, Civil e Federal, Poder Judiciário, outras autoridades e a população. 

A CISI é de responsabilidade da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Semad), que neste período, abriu o espaço para visita de alguns públicos, como a sociedade civil, com o objetivo de apresentar as instalações e como o novo sistema funciona a favor da população. 

“Entendemos a importância das pessoas conhecerem a CISI, que é algo inovador e altamente tecnológico em nossa cidade e, por isso, realizamos essas pequenas visitas no espaço antes da inauguração oficial. Neste período, a Central já vem apresentando resultados positivos, como a contribuição na resolução de crimes e a diminuição desses casos”, destacou Marcus Coelho, secretário da pasta. 

O titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Aracruz, André Jaretta, esteve presente em umas das visitas à CISI, e afirmou que o novo sistema irá contribuir com o serviço da polícia. “Aracruz sai na frente no aspecto de investimento em segurança. A nova tecnologia implantada vai auxiliar na produção de provas, identificação de autores e, assim, possibilitar a resolução de crimes ou até mesmo que eles sejam evitados”, disse o delegado.

O sistema
O novo sistema conta com 60 câmeras de videomonitoramento (50  câmeras 360º e 10 fixas) que são itinerantes, podendo ser retiradas de um local e colocadas em outros pontos do município. Dentro do sistema do cerco eletrônico, 57 câmeras farão monitoramento de vias públicas onde poderão ser identificados todos os tipos de veículos, especialmente aqueles que possuem restrições. Ainda terão quatro dispositivos que farão a identificação semafórica, ou seja, irão detectar avanços nos sinais, nas faixas de pedestres e acidentes. O reconhecimento facial é outra tecnologia inovadora que será utilizada a serviço da população.

“Aracruz foi o primeiro município capixaba a investir em um sistema altamente tecnológico e que oferece tantos recursos. Mas esse investimento vai além de máquinas, ele garante a segurança dos aracruzenses e também na qualidade de vida, uma vez que muitos crimes têm sido evitados”, finalizou o secretário da Semad, Marcus Coelho. 

Mais segurança 
Desde o início do funcionamento, a CISI tem contribuído com a elucidação e diminuição dos crimes. Um desses casos foi o roubo de um veículo no Centro de Aracruz que foi recuperado com a ajuda das câmeras de videomonitoramento.  Com as informações do crime, os operadores imediatamente buscaram imagens nos sistema que apontou o horário exato e direção do veículo. Também com a ajuda das câmeras, os operadores da CISI identificaram que um veículo modelo Gol, de cor branca, possivelmente estaria dando cobertura ao crime. Com o cruzamento de informações, a suspeita foi confirmada e a informação passada ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). 

Os cemitérios públicos também estão mais seguros. Após a instalação das câmeras, não foi realizado nenhum registro de atos de furto ou vandalismo nos espaços. Os locais estavam  sendo vandalizados frequentemente, onde muitos túmulos foram depredados e tinham suas peças de bronze furtadas. No total, são três cemitérios que atendem a Sede do município e, agora, todos possuem câmeras instaladas nas proximidades, o que facilita o monitoramento e complementa o trabalho de segurança realizado pela guarda patrimonial.