Geral

Mulheres aracruzenses recebem o certificado do Curso de Cerâmica do Mosteiro Zen Budista

Postada em:

As alunas da primeira turma do curso de Cerâmica do Mosteiro Zen Budista, em Ibiraçu, receberam o diploma de conclusão de curso, na manhã desta quinta-feira (30). A solenidade foi realizada em um espaço ao lado da escola de cerâmica e contou com a presença do abade do mosteiro, o monge Daiju Bitti, o secretário de Cultura e Turismo de Aracruz (Semtur), Paulo Neres, o juiz da 1ª Vara da comarca de Ibiraçu, Dr. Gedeon Lima Junior,  representantes da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), de representantes da empresa Vale e do projeto Amigos da Justiça.

O curso teve duração de um ano e foi ministrado pelo professor Márcio de Moura Nogueira. Além da preparação do barro, as alunas aprenderam como desenvolver modelos e formatar as peças que são finalizadas a uma temperatura de 1.300°C. 

“A capacitação garante que as pessoas adquiram novos conhecimentos e habilidades profissionais, e os utilizem como uma nova forma de gerar renda. O curso de cerâmica é algo novo na nossa região. Essas mulheres puderam aprender um novo ofício e tiveram a liberdade de expressar a particularidade de suas origens”, destacou Paulo Neres, secretário da Semtur. 
O abade do mosteiro, Daiju Bitti, disse que o curso oferece oportunidades. “A cerâmica trouxe para o município a culinária, onde são solicitadas a produção de peças para serem usadas em restaurantes e trouxe, também, a hotelaria, porque nossa fábrica se tornou um ponto turístico”, pontuou. 
O curso é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur),as prefeituras de Ibiraçu, João Neiva e Fundão, Sebrae, o Mosteiro Zen, a Associação Mãos e Artes Capixaba e a Associação Amigos da Justiça.