Geral

Inauguração do Monumento em Homenagem ao Monsenhor Guilherme Schmitz acontece nesta quinta-feira (23

Postada em:

Marcando as comemorações do padroeiro da cidade, São João Batista, a Prefeitura de Aracruz vai inaugurar nesta quinta-feira (23), às 20h30, na Praça Matriz, um novo monumento em homenagem ao Monsenhor Guilherme Schmitz. Para identificar as principais características físicas e presentear a população aracruzense com um monumento realista, a Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur) realizou um estudo junto à Igreja São João Batista.

O padre Antônio Pandolfi destacou que o monumento vai despertar muitos sentimentos em toda a população aracruzense. “A homenagem ao Monsenhor Guilherme Schimitz tem todo um significado e não só para a nossa igreja, mas para todo o município. Ele foi uma figura histórica em nossa cidade, onde muita gente o conheceu”, disse. 

“Essa é uma justa homenagem a este grande homem, que participou de diversos movimentos da nossa Aracruz. Fui aluno do Monsenhor e guardo histórias que levarei comigo para sempre, principalmente os ensinamentos. O novo monumento vai imprimir as características do Monsenhor e possibilitar que os aracruzenses eternizem em registros fotográficos e em vídeos. Precisamos resgatar a história dessas pessoas que foram importantes na construção da nossa cidade e que deixaram legados de bondade para todos. Dessa forma, imortalizamos o Monsenhor Guilherme Schmitz, uma figura emblemática”, comentou o prefeito Dr. Coutinho. 

A história do Monsenhor

Guilherme nasceu no dia três de junho de 1906, em Hollen, província do Rheno, na Alemanha, onde viveu por 25 anos. Em abril de 1931, desembarcou no Brasil, mudando para o Espírito Santo em 1934. Fixou residência em Aracruz, em fevereiro de 1955, onde atuou como professor de ensino religioso e outras disciplinas. Entre os anos de 1963 a 1980, ele foi o fundador e primeiro presidente da Fundação São João Batista, vindo a falecer no dia dois de janeiro de 1983.