Educação

Abertas inscrições para o processo seletivo das escolas técnicas do Governo do Estado

Postada em:

O Governo do Estado do Espírito Santo abriu, nesta segunda-feira (20), as inscrições para a admissão de alunos nas escolas técnicas estaduais Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva. A seleção é regida pelo Edital Sectides Nº 013/2022 e as vagas são para ingresso no segundo semestre de 2022.

São 680 vagas distribuídas nas duas escolas, em 14 opções de cursos de educação profissional técnica de nível médio. O processo seletivo é destinado a pessoas que tenham concluído o Ensino Médio Regular, ou EJA/EM e CEEJA/ENCCEJA em qualquer rede de ensino e concluintes do Ensino Médio Regular. Também podem se inscrever alunos que estejam cursando a 3ª série do Ensino Médio Regular ou 3ª etapa de Educação de Jovens e Adultos, desde que assinem termo de compatibilidade de horário no ato da matrícula.

Para se inscrever, o interessado deve acessar a página www.acessocidadao.es.gov.br e realizar o seu cadastro no Acesso Cidadão, usando número de CPF e e-mail pessoal. Não é permitido o uso de dados de terceiros. Caso já tenha cadastro no Acesso Cidadão, não será necessário refazê-lo.

Logo após, é preciso acessar a página www.selecaoaluno.es.gov.br e clicar no item “Técnico Sectides”, para preencher a ficha de inscrição. O interessado deve optar por apenas uma escola, um curso e um turno. O candidato que fizer uso do nome social deverá informá-lo no momento da inscrição.

O prazo para submissão da inscrição termina às 23h59min do dia 03 de julho. O comprovante de inscrição deverá ser impresso pelo candidato no ato da inscrição e conterá informações sobre a identificação do candidato e sua pontuação para a classificação. A inscrição não poderá, em hipótese alguma, ser cancelada ou modificada após sua conclusão.

O processo seletivo é realizado em uma única etapa, que consiste na análise do histórico escolar do ensino médio ou equivalente. A classificação é realizada por meio das pontuações do resultado anual/média final das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, referentes ao ano letivo de 2021, ou ao último ano do Ensino Médio cursado pelo candidato com resultado aprovado.

Os cursos ofertados têm entre 800 e 1.200 horas/aula, com tempo de duração de um a dois anos. No CEET Talmo Luiz Silva, as opções de curso são: Administração, Automação Industrial, Estética, Gastronomia, Mecânica e Segurança do Trabalho. Já no CEET Vasco Coutinho, as vagas são para os cursos de Administração, Eventos, Informática, Modelagem do Vestuário, Multimídia, Produção de Moda, Programação de Jogos Digitais, Rádio e Televisão e Rede de Computadores.

Para candidatar-se ao curso Técnico em Estética, por ser curso da Área da Saúde, do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, o candidato deverá ter a idade mínima de 18 anos, a contar no primeiro dia letivo, ou seja, 25/07/2022.

Serão classificados para matrícula os candidatos com maior pontuação por ordem decrescente. A relação dos candidatos classificados e suplentes será divulgada no dia 05/07/2022, a partir das 10 horas, nos sites www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br e www.selecaoaluno.es.gov.br.