Geral

Egressos do sistema prisional concluem cursos de qualificação profissional

Postada em:

Egressos do sistema prisional receberam, nessa terça-feira (14), certificados de conclusão de cursos de qualificação ofertados pelo Escritório Social, em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides).

Ao todo, 28 formandos concluíram cursos de porteiro e auxiliar de logística, pelo Qualificar ES, e de eletricista predial e agente de limpeza e conservação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os treinamentos foram realizados entre os meses de fevereiro e maio deste ano.

A solenidade de formatura contou com a presença da subsecretária de Estado de Ressocialização, Karina Rocha Mitleg Bayerl, da Secretaria da Justiça (Sejus); da juíza da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, Patricia Faroni; do coordenador de cursos da Sectides, Aizio Machado; da gerente de Reintegração Social e Cidadania, Bruna Piovezan Salvador; da coordenadora da Assessoria de Assistência Religiosa, Maria Jovelina Debona, além de familiares dos formandos.

A subsecretária Karina Rocha Mitleg Bayerl ressaltou que o trabalho integrado entre a Sejus, por meio do Escritório Social, e a Sectides, é fundamental para a reinserção social. “Os egressos que concluíram os cursos ofertados receberam uma certificação de qualidade. Essa é uma maneira de prepará-los para o mercado de trabalho, de retorno ao convívio social com capacidade para concorrer com o mercado. Por isso, essa parceria com diversas instituições é tão importante”, destacou.

A Secretaria da Justiça conta com uma Gerência de Reintegração Social e Cidadania, que faz parte do Escritório Social, um dos eixos do Projeto Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No local, são ofertados diversos serviços a egressos do sistema prisional, como cursos de qualificação profissional, encaminhamentos para vagas de trabalho, documentos e serviços de saúde, entre outros. Esse trabalho é realizado com as redes socioassistenciais.

Karina Bayerl salientou também que o Escritório Social oportuniza ao egresso uma chance de recomeço. “Oferecemos todo suporte que o egresso necessita para um recomeço de vida. Os cursos concluídos por eles são um exemplo de que acreditam na mudança, que buscam qualificação e só podemos parabenizá-los por abraçar essa oportunidade”, pontuou.

Escritório Social

No Escritório Social, o atendimento aos egressos é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

Endereço: Avenida Jerônimo Monteiro, nº 96, Edifício das Repartições Públicas, Centro de Vitória (acesso pela Avenida Beira-Mar).

Telefone: (27) 3132-2012