Esporte

Xadrez: Aracruz conquista quatro vagas para a etapa nacional dos Jogos Escolares

Postada em:

Aconteceu nesta terça-feira (14), no Ginásio Audifax Barreto, em Vitória, mais uma etapa dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES). Na ocasião, quatro alunos de Aracruz da Escola Espaço Livre se destacaram entre os mais de 40 participantes de 15 cidades que competiram na modalidade xadrez. Lara Vieira Peixoto ficou com o ouro e Manuela Mendonça Font Juliá com a prata no feminino. Já no masculino, Davi Mantovani Rossi ficou em primeiro lugar e Isaac Vieira de Oliveira em segundo.

Leia também: Primeiro navio militar capixaba será construído em Aracruz

Polícia Civil divulga horário de atendimento durante ponto facultativo de Corpus Christi

Instituto de João Neiva promove palestra sobre a violência contra a pessoa idosa

“Sempre nos destacamos no xadrez. Após a retomada das nossas atividades, que estavam paralisadas em função da pandemia, retornamos e conseguimos vencer a etapa estadual e conquistamos quatro vagas para a etapa nacional dos jogos escolares em novembro, a ser disputada na cidade do Rio de Janeiro”, falou o professor de xadrez Alessandro Camporez, que há mais de 20 anos vem desenvolvendo esse trabalho com estudantes do ensino fundamental na EMEF “Ezequiel Fraga Rocha”.



Referência
O município de Aracruz é referência em Xadrez. Alunos já conquistaram medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Joema) e com participações na Olimpíada Nacional. A Prefeitura, por meio das secretarias de Educação (Semed) e de Esportes, Lazer e Juventude (Semesp), sempre investiu nessa prática pedagógica, tanto com os próprios alunos, quanto com os professores.

Já foram realizadas, inclusive, formações de xadrez com os professores das escolas municipais que utilizam os conhecimentos adquiridos para aprimorar a prática do ensino de suas disciplinas. Essa formação conta com uma didática voltada para principiantes, apresentando os componentes do jogo como as peças, suas distribuições e o tabuleiro.

Isaac, Davi, Lara, Manuela e o professor Alessandro

“O xadrez traz aos alunos a consciência do respeito mútuo e o desenvolvimento intelectual, além da coletividade, onde eles aprendem a ganhar e perder, sempre respeitando o oponente. Eles também se dedicam mais aos estudos. Uma ex-aluna da EMEF Ezequiel Fraga Rocha, por exemplo, passou em uma faculdade federal de Medicina em Mato Grosso do Sul”, destacou Alessandro.