Meio Ambiente

Quarto ecoponto de Aracruz é entregue em Santa Cruz

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), entregou na tarde da última sexta-feira (10), no distrito de Santa Cruz, o quarto Ecoponto do município. Estiveram presentes o secretário de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), Almir Vianna, a Assessora Especial da Setrans, Francine Souza, além de representantes da S.A Ambiental e lideranças comunitárias.

Depois do bairro Itaputera, Segatto e Barra do Sahy, os moradores de Santa Cruz agora já podem fazer seu descarte seletivo, além de um Ponto de Entrega Voluntário (PEV). Cada morador pode levar 1 m³ de entulhos de construção, sendo vedadas grandes quantidades, além de lixos orgânicos, úmidos, hospitalares e industriais. Os resíduos de construção são destinados para Ibiraçu, onde serão triturados e usados como solo brita. Os resíduos recicláveis são destinados ao Recicle Aracruz e os demais ao aterro sanitário.

“Nós enquanto comunidade agrademos muito este momento. Agora temos um local para fazer a destinação correta dos entulhos. Ainda não é um hábito nosso fazer essa separação dos resíduos, mas já estou começando na minha casa. Precisamos trabalhar essa educação, pois não tínhamos um local para fazer essa correta destinação. Fico feliz pelo incentivo que a prefeitura está nos dando. Foi uma luta de nossa comunidade conseguir isso. Parabéns pela iniciativa de vocês. É caminhando juntos que vemos as coisas melhorarem”, destacou  Margareth Cabidelino, do Círculo Comunitário Amigos de Santa Cruz (Cicasc), no momento em que a Setrans fazia a entrega aos moradores.

O secretário Almir Vianna aproveitou a oportunidade para chamar a atenção em se trabalhar a conscientização dos moradores. “Esse é um momento importante para a comunidade. Estamos percebendo muitas mudanças no mundo com a pandemia, e as pessoas precisam mudar também. E esse ecoponto é um exemplo, onde a comunidade precisa se empoderar dele, e daqui a um tempo, com construção e informação, ela vai ter consciência de seu uso e da limpeza pública”, disse.

A próxima localidade a receber o Ecoponto será Vila do Riacho em data ainda a ser definida.