Policial

Gerência de Proteção à Mulher e PM promovem capacitação para Patrulha Maria da Penha

Postada em:

Nessa terça-feira (31), 43 policiais militares que atuam na Patrulha Maria da Penha participaram de uma capacitação para atendimento às ocorrências de violências doméstica e familiar. O encontro faz parte do Programa de Formação Continuada da Patrulha Maria da Penha, promovido pela Gerência de Proteção à Mulher (GPM), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em parceria com a Divisão de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

Leia também: Homem é encontrado morto dentro de casa em Aracruz

Toni Garrido será uma das atrações do Santa Jazz neste fim de semana em Santa Teresa

Os militares que receberam a capacitação atuam tanto em setores administrativos quanto na realização das visitas tranquilizadoras do Programa Patrulha Maria da Penha. No encontro, os policiais receberam esclarecimentos importantes sobre o dia a dia de quem lida com ocorrências relacionadas à violência de gênero.

A 3º sargento PM Rafaella Vieira Albuquerque falou sobre o Termo de Cooperação Técnica, firmado com o objetivo de definir o fluxo de atendimento às mulheres assistidas pelas visitas tranquilizadoras. O Termo foi assinado pela Sesp, PMES e pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

A assessora da GPM/Sesp e delegada de Polícia Civil, Natália Tenório, destacou os aspectos, aplicações e atualizações da Lei Maria da Penha. “A Lei Maria da Penha passou por atualizações no ano passado, o que precisa ser difundido e discutido. As políticas públicas de proteção à mulher são desenvolvidas a muitas mãos e é importante que todos os atores estejam atualizados com relação à lei e suas aplicações. Esses encontros são uma oportunidade para a troca de experiências e difusão de conhecimento”, disse.

O Programa de Formação Continuada da Patrulha Maria da Penha ainda oferecerá outros encontros. As unidades da PMES interessadas em participar do ciclo de capacitação podem fazer a solicitação por meio de CI encaminhada à DDHPC ou ao Comando-geral.