Saúde

Influenza: Saúde vai realizar Dia “D” para ampliar cobertura vacinal em Aracruz

Postada em:

A Secretaria de Saúde (Semsa) vai realizar mais um Dia “D” de vacinação contra a Influenza. Neste sábado (28), das 8h às 12h, as Unidades de Saúde de Vila Rica, Jacupemba, Vila do Riacho e Coqueiral de Aracruz irão funcionar para imunizar todo o público-alvo da campanha. Na Vila do Riacho a ação vai acontecer no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Também estarão disponíveis as vacinas da Covid-19 e Sarampo. 

A vacina Influenza disponível nas salas de vacinação é trivalente e protege contra as cepas H1N1, H3N2 e um tipo B. A Campanha de Vacinação contra Influenza, que se encerra no dia 03 de junho, segue disponível durante a semana para a população do grupo prioritário, em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.  

Nesta fase, serão contempladas crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. Com a imunização, é minimizado o surgimento de complicações da gripe, a carga viral e os sintomas nos grupos prioritários que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir a sobrecarga dos serviços de saúde. 

A secretária de Saúde Rosiane Scarpatt faz um importante alerta aos cidadãos aracruzenses. “A baixa cobertura vacinal pode trazer várias consequências, entre elas, o aparecimento de surtos e epidemias, o aumento no número de casos de síndrome respiratória aguda grave e a sobrecarga de todo sistema de saúde. Consequências que vêm ao longo do tempo por conta de uma doença que é plenamente evitável por vacina”, pontuou.