Geral

Prefeitura de Aracruz realiza caminhada no Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e

Postada em:

Centenas de crianças e adolescentes fizeram uma linda e empolgante caminhada da Avenida Venâncio Flores até a Praça da Paz, na manhã desta quarta-feira (18), para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data, que busca conscientizar a sociedade da luta, enfrentamento e prevenção da violência sexual, faz parte da campanha “Faça Bonito, Proteja Nossa Crianças e Adolescentes”. 

Leia também: Sedu divulga índice de merecimento para o Bônus Desempenho 2022

Detran|ES adequa sistema de Habilitação para emissão do novo modelo de CNH

A caminhada também contou com a participação de servidores da Prefeitura de Aracruz, profissionais da rede de proteção, como o Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Conselho da Mulher,  alguns vereadores, além da sociedade civil organizada. Todos engajados pela luta e garantia dos direitos do público-alvo. Fotos: Humberto De Marchi

A organização foi da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), em parceria com a Secretaria de Educação (Semed). A banda marcial da EEEFM "Ermentina Leal" animou os estudantes das unidades escolares.

O objetivo da campanha é alertar a sociedade sobre o enfrentamento da violência sexual infantil chamando atenção para a problemática que vem afetando todo o país. A data não foi escolhida à toa, mas para dar visibilidade ao crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de oito anos de idade, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma família da Grande Vitória. A triste notícia é que o crime ficou impune. A Lei Nº 9.970/2000 foi criada em memória da menina Araceli. Estima-se que a cada hora, quatro meninas de até 13 anos sofrem abuso sexual. 

Até o dia 31 de maio, algumas atividades serão realizadas em diversas escolas do município. De acordo com a secretária Iohana Kroehling, da Semds, é muito importante falar sobre o assunto. “É essencial que falemos sobre a violência sexual contra as nossas criança e adolescentes. Diariamente o país registra casos de pessoas que são expostas às mais diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Precisamos ter um olhar mais atento e Aracruz possui toda a rede disponível para ouvir e atender as vítimas da melhor forma possível. É uma realidade muito triste, mas que, com a conscientização e ajuda de todos, podemos diminuir esses casos de crianças e adolescentes que tiveram sua intimidade invadida”, disse. 

“Essa é uma ação importantíssima e que merece ser debatida em todos os ambientes. A caminhada pelas ruas de Aracruz vem para mostrar para toda a sociedade a importância da data e de denunciar”, disse o vereador Jean Pedrini. A vereadora Etienne Coutinho Musso ressaltou que “identificar e denunciar todo e qualquer tipo de violência contra as crianças e adolescentes é primordial. Toda comunidade tem como dever proteger e garantir os direitos legais”. 

Para Jenilza Spinassé, secretária da Semed, esse é um tema que vem sendo debatido e que requer maior atenção dos nossos profissionais. “Debater o tema de forma frequente e ter o olhar atento nas escolas é essencial. É no ambiente escolar que muitas vezes conseguimos descobrir casos, seja pelo rendimento, choro, pelo isolamento, medo e outros. A rede de proteção é muito grande para que possamos consolidar políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos. A prefeitura, por meio da assistência social, educação, saúde, conselhos instituídos e justiça, fazem todo o acolhimento e atendimento integral às crianças e adolescentes vitimados. Faça bonito você também. Denuncie!”, comentou. 

O estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Marechal Costa e Silva”, Mário César Oliveira Poltronieri, de dez anos, participou da caminhada e disse que o movimento foi muito legal. “Gostei muito de participar junto da minha escola e professores. A caminhada foi muito importante para combater o abuso sexual contra as crianças. Se cada vez mais denúncias forem feitas, menos casos irão aparecer”, pontuou. 

“Estou muito feliz em participar de um movimento que é essencial e oportuno, principalmente para que possamos levantar esse debate na sociedade. É muito importante que todos fiquemos atentos, pois, muitas vezes, os abusos partem dos próprios ambientes familiares”, ressaltou a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Samuel Costa”, Maria Imaculada Sousa.

O prefeito Dr. Coutinho disse que é preciso que todos os direitos sejam garantidos. “Atuamos para garantir a todas as crianças e adolescentes que seus direitos não sejam violados, oferecendo e ampliando serviços em toda a rede. A secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho possui importantes equipamentos que servem como porta de entrada para o atendimento de pessoas que tiveram esses direitos violados, bem como estão em situação de risco social. As nossas crianças precisam ser cuidadas para que o direito ao desenvolvimento da sexualidade evolua de forma segura, protegida e livre de qualquer abuso e exploração sexual. Não culpem a criança ou o adolescente, cuidem delas com todo carinho e amor. A proteção deve ser integral nos espaços domésticos, escolares e sociais”, destacou.

Disque 100 para denunciar qualquer abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes