Saúde

Dengue: Saúde emite alerta sobre casos notificados e confirmados em Aracruz

Postada em:

Casos notificados e confirmados no município de Aracruz, somada às condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito da dengue, levou a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a fazer o alerta quanto à prevenção. Por isso, o serviço dos agentes de endemias foi intensificado no município desde o dia 26 de abril. 

O objetivo é prevenir e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor Aedes aegypti, bem como eliminar os criadouros do mosquito, garantindo a proteção de toda a comunidade contra possíveis endemias, já que a dengue é uma doença sazonal, com maior incidência em períodos de chuva e calor. 

Até esta terça-feira (3), 39 casos foram notificados em todo o município e dois confirmados no distrito de Jacupemba. Por isso, os agentes e os profissionais de saúde estão recebendo orientações de atuação da Semsa, desde as visitas às residências quanto aos acolhimentos nas Unidades Básicas de Saúde. 

Os alertas emitidos aos profissionais de saúde são para suspeita de arboviroses (doenças transmitidas por insetos), observando os seguintes sintomas: febre com duração máxima de sete dias, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos, vermelhidão nos olhos, entre outros. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde alertou os municípios quanto a Zika e Chikungunya

Os sintomas da dengue começam repentinamente e podem durar entre cinco a sete dias. Em crianças, é importante ficar mais atento, já que os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, como sarampo, gripe e rubéola. 

Para a gerente de Vigilância em Saúde,  Valquíria Duarte, é primordial que a população fique atenta e continue com a prevenção dentro de casa. “Precisamos que os munícipes contribuam nessa força-tarefa para que eliminemos os focos e possíveis focos existentes nas residências e outros. O clima é um dos fatores que proporciona o aumento de novos casos e é preciso que a atenção seja redobrada quanto a limpeza frequente dos imóveis, caixas d’água, além de vistoriar água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito”, disse.

De acordo com a secretária de pasta, Rosiane Scarpatt, a doença é uma ameaça à saúde coletiva. “O número de casos em todo o Estado está crescendo e isso já nos deixa em alerta. Essa é uma doença séria e que pode levar o indivíduo a óbito. Além do clima, se não cuidarmos do ambiente que vivemos, teremos todos os fatores que o mosquito precisa para se proliferar. A única forma é a prevenção. Pedimos a todos que façam a sua parte e que contribuam com a saúde pública, afinal, para combater a dengue é necessário combater o transmissor da doença”, pontuou.

Alguns cuidados:

Não acumule entulhos, água parada em vasos, lajes, garrafas, pneus e lonas, mantenha lixo em sacos plásticos e lixeira tampada, segue e tampe ralos, pias e vasos sanitários após o uso, atenção dobrada com plantas aquáticas, realizando sempre a limpeza do recipiente e a troca da água semanalmente, troque a água dos pets diariamente e mantenha garrafas viradas para baixo e calhas limpas e livres de acúmulo de água.