Cultura

Itália Unita 2022 promete ser “A Festa das Festas” em Guaraná, Aracruz

Postada em:

A 10ª edição do Itália Unita promete marcar história em Aracruz. neste ano de 2022. O evento, que reúne música e danças típicas folclóricas, além de culinária tradicional, vai acontecer em julho com o tema “A Festa das Festas”.

Criado em 2011, o evento completa sua 10ª edição, e para fazer jus ao tema “Festa das Festas”, o Itália Unita terá um dia a mais que nos anos anteriores a ocorrerá de 7 a 10 de julho, no Distrito de Guaraná.  

No primeiro dia, quinta-feira, dia 07 de julho, acontecerá o Desfile para escolha da Soberana Rainha e Princesas da 10ª Italia Unita. As inscrições para participação já estão abertas e vão até o dia 18/05 para candidatas entre 16 e 30 anos, de comprovada descendência Italiana e domiciliadas no território do Município de Aracruz. Com premiação em dinheiro, faixa e o tão sonhado título de ostentar as coroas de soberanas da festa, o desfile reunirá le pìu belle ragazze do município de Aracruz.

Nos outros 03 dias da festa a programação acontece com muita música típica Italiana que ficará por conta dos grupos TONI BONI de Venda Nova do Imigrante, BANDA GIOCO DI MORA de Alfredo Chaves e BRASITALIA de Santa Tereza, apresentação de danças folclóricas italianas com grupos do nosso Estado e com o tradicional Gruppo Di Ballo Nova Trento do Distrito de Guaraná, que neste ano de 2022 completou 25 anos.

O evento contará também com competições culturais de serra madeira com grupião e moagem de café, além de missa celebrada em italiano, shows populares que acontecerão em 03 palcos e o ponto alto da festa, a animada CARRETELA ITALIA UNITA que promete vir ainda maior, trazendo em seus carros alegóricos a distribuição de vinho, suco de uva e petiscos (polenta frita, linguiça, queijo...) a todo o público presente.

A organização é do Secretariado dos Imigrantes Friulanos de Aracruz, entidade que congrega os descendentes italianos, amigos e simpatizantes D’Italia em Aracruz, existente há cerca de 20 anos, com o objetivo de manter viva a cultura italiana e motivar o trabalho solidário da comunidade.

“O que nos move a realizar essas ações é ver estampado no brilho do olhar das pessoas que constroem o evento a vontade e o orgulho de manter viva a cultura de um povo que tanto sofreu para se firmar no que é hoje” destaca Vera Fracalossi, presidente do Secretariado.

De acordo com Rodolfo Sperancin, Coordenador da Carretela Italia Unita, o desfile de carros alegóricos “poder levar às ruas a história dos nossos antepassados de forma alegre e, em um evento como este, enche o coração de entusiasmo e vigor por manter viva essa chama. Esperamos todos ao som de muita concertina e vinho, para brindarmos a vida e as vitória que alcançamos nesses últimos tempos.”

Confira a programação completa:

07 DE JULHO / 2022 (QUINTA-FEIRA):

19:30 – Abertura das Barracas, Cantinas e Restaurantes 20:00 – Desfile e Eleição da Soberana Rainha e Princesas da 10ª Italia Unita (Palco Cultural) 21:30 – SHOW POPULAR (PALCO CULTURAL) 23:00 – Encerramento

 

08 DE JULHO / 2022 (SEXTA-FEIRA): 

18:00 – Abertura das Barracas, Cantinas e Restaurantes 19:30 – Abertura Oficial com Autoridades (Palco Cultural)

20:30 – Apresentação do Gruppo Di Ballo Nova Trento (Palco Cultural)

21:30 – SHOW BANDA TONI BONI (PALCO PRINCIPAL) 23:30 – Encerramento

 

09 DE JULHO / 2022 (SÁBADO):

11:00 – Reabertura das Barracas, Cantinas e Restaurantes 15:00 – Carretella “Italia Unita”

18:00 – SHOW POPULAR (PALCO ALTERNATIVO)

20:00 – SHOW BANDA GIOCO DI MORA (PALCO PRINCIPAL)

22:00 – SHOW POPULAR (PALCO ALTERNATIVO) 00:00 – Encerramento Programação da Rua

 

10 DE JULHO / 2022 (DOMINGO):

10:30 – Missa celebrada em Italiano (Igreja Matriz)

11:30 – Reabertura das Barracas, Cantinas e Restaurantes

12:00 – SHOW POPULAR (PALCO PRINCIPAL)

13:00 – Abertura das inscrições dos “Campeonatos Culturais”

13:30 – Apresentação de Grupos Culturais (Dança Folclórica Italiana)

15:00 – Início dos “Campeonatos Culturais”

17:00 – SHOW POPULAR (TENDA CULTURAL)

18:30 – SHOW BRASITALIA (PALCO PRINCIPAL)

20:30 – Encerramento

*Programação ainda não fechada. Sujeita de alteração.