Geral

Febre Aftosa: tem início a primeira etapa de vacinação em bovinos e bubalinos de até dois anos

Postada em:

Atenção, criadores de gado em Aracruz! Teve início no último domingo (01), em todo o Espírito Santo, a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. Para esta fase, devem ser vacinados apenas bovinos e bubalinos com até dois anos de idade, caso o produtor possua animais com idade inferior a dois anos, deve ser realizado apenas o cadastro do rebanho.  A campanha é realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do (Idaf) e o prazo será até 31 de maio. 

A vacinação pode ser realizada pelos próprios produtores e as vacinas devem ser adquiridas apenas em lojas agropecuárias cadastradas no Idaf. Para comprovar a ação, o produtor rural deve preencher o formulário “Declaração de Vacinação contra Febre Aftosa e Atualização do Rebanho” e apresentá-lo ao Idaf, com a nota fiscal de compra da vacina.

A comprovação pode ser realizada diretamente pelo sistema informatizado do Idaf (Siapec3), bem como ser enviada por e-mail para uma gerência local. Também pode ser entregue, presencialmente, em uma das gerências do Idaf. Saiba como comprovar a vacina em: www.idaf.es.gov.br/febre-aftosa/vacinacao

“A febre aftosa é uma enfermidade causada por vírus, sendo uma das doenças mais infecciosas e contagiosas para as espécies de bovinos e bubalinos. Por isso, ressaltamos a importância do produtor aracruzense vacinar seu rebanho e sempre cumprir com todas as etapas”, destacou o secretário de Agricultura de Aracruz, Mauro Demartha. 


Cuidados e orientações em relação à vacinação dos animais

Verifique se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2 °C e 8 °C (as vacinas não podem ser congeladas, nem ficar em temperatura acima de 8 °C). Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre. Mantenha a vacina no gelo até o momento da vacinação,Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Mas, lembre-se: vacine somente bovinos e búfalos. Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas dentro da caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas.

A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação (troque a agulha a cada 10 animais vacinados, lave a seringa e as agulhas antes e depois da vacinação; se possível, ferva-as. Guarde-as sempre limpas e secas),Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 2ml. O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Dê preferência à aplicação embaixo da pele (via subcutânea) para evitar reações indesejadas no local da aplicação.