Cultura

Linhares recebe caravana cultural durante o feriadão da Semana Santa

Postada em:

Está na hora de pegar a estrada novamente. A caravana do Cultura em Toda Parte 2022 – Região 2 desembarca, entre os dias 13 e 17 de abril, em Linhares, a cidade sede do evento, com uma programação desenvolvida para atingir toda a microrregião Rio Doce, que inclui os municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal, Sooretama e Linhares. As apresentações acontecem no Caminhão Palco e no Centro Cultural Nice Avanza, ambos localizados na Praça 22 de Agosto, no Centro e na EMEF Cid Adalberto dos Reis, no bairro Juparanã. Toda programação é gratuita.
 

Durante os dias de evento, o público irá conferir um recorte da produção cultural do Espírito Santo com 12 apresentações divididas em shows musicais de diversos gêneros, apresentações teatrais e de dança, contação de histórias e mostra audiovisual reafirmando a diversidade e o talento dos artistas capixabas. Os profissionais selecionados foram escolhidos por meio de chamada pública, que aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro, por meio do Mapa Cultural ES.

 

Programação Cultural 

 

Quem abre a programação na quarta-feira (13), a partir das 14 horas, é o espetáculo O Quintal de Histórias, de Dana Oliver. A montagem reúne contos inspirados nas narrativas de autoras como Ana Maria Machado e Tatiana Belink, adereços cênicos e instrumentos percussivos para apresentar uma costura de brincadeiras, histórias e música, resgatando as memórias da infância tradicional. A encenação é exclusiva para os alunos da EMEF “Cid Adalberto dos Reis”. 

 

Na Sexta-Feira Santa (15), a partir das 19 horas, a programação traz dois shows musicais. Quem abre a programação, no Caminhão Palco, que estará localizado na Praça 22 de agosto, é o show Soturno que apresenta um repertório autoral e instrumental que transita entre o erudito e o popular nos mais variados estilos clássicos e contemporâneos. O coletivo de músicos cachoeirenses é formado pelo maestro e saxofonista Fabio Coruja, pelo guitarrista Arício Távora, pelo pianista Marcelo Biato, pelo baixista Fábio Coelho e pelo baterista Ronnei Silveira. Na sequência, quem sobe ao palco é a Gravekeepers com um show que reúne as músicas do primeiro EP dessa banda que tem influências do thrash e do death metal. O trabalho conceitual conta a história ficcional, que se passa em Linhares, em uma do Século XIX, e apresenta elementos históricos, como a resistência dos nativos e as investidas cada vez mais dominadoras da metrópole.  A última atração é a Mostra de Videoclipes. A sessão, que une o audiovisual a música, exibirá dez produções em uma sessão que apresenta a pluralidade de gêneros musicais e estéticos de artistas que produzem no Espírito Santo. 

 

No Sábado de Aleluia (16), a programação é intensa. Às 16 horas, no Centro Cultural Nice Avanza, o público confere o espetáculo teatral Aloka. A peça acompanha a divertida e engraçada trajetória de Vida, Tee Tee e Noxeema, artistas que não estão mais na mídia por estarem com uma idade considerada avançada e que se tornam descartáveis pelo público. A montagem propõe uma grande reflexão sobre família, valores, criação e futuro. Logo após, às 17 horas, na Praça 22 de Agosto, acontece a performance Três em Uma. A obra trabalha três eixos inspirados nas artes desenvolvidas na cidade capixaba de Cachoeiro de Itapemirim: música, dança e literatura se unem em um só corpo. Depois, às 19 horas, no Centro Cultural Nice Avanza, A Mais Forte, texto clássico de August Strindberg. Considerado em muitos países como uma obra prima dos monólogos, o espetáculo evidencia a “psicologia do eu” através de embates psicológicos, jogos de dominação e do incessante ajuste de contas presentes na obra do autor.

 

Na sequência, às 20 horas, no Caminhão Palco a música toma conta do evento. Quem abre a programação é o Dry Som com o show Novo Mundo, voltado para o universo do rap com as canções do seu segundo EP. Depois, a galera vai dançar com o som do Thi. O artista LGBTQIAP+ apresentará suas canções autorais que ele define como "PAGOPOP" - mistura de pop com pagodão -  e promete não deixar ninguém parado.  

 

No Domingo de Páscoa (17), a primeira atração é o espetáculo cênico-musical Zé Grilo Dentro de Si às 18h30 no Centro Cultural Nice Avanza. A apresentação é uma tragicomédia que aborda a vida do trabalhador brasileiro, que diante dos percalços da vida mantém a esperança de superar tudo e aprender com os desastres sociais, físicos e psicológicos que acometem muitas pessoas na sociedade. A partir das 19h30, no Caminhão Palco, acontece o show do Trio Nó do Forró que promete fazer o público arrastar o pé com muito forró pé de serra. 

 

Na sequência, será vez da cantora Bella Nogueira apresentar canções que marcaram sua trajetória com a banda Bella N' Jokers, fundada por ela em 2012 em SP, com a qual a capixaba se apresentou na última edição do programa global Superstar (2016). Além dos sucessos da banda, Bella fará releituras das canções que compõem seu disco de estreia como artista solo, "Te Seguindo", lançado em 2015 e elogiado por nomes como Torcuato Mariano, com quem trabalhou no programa global. 

 

Formação 

 

Além das apresentações artísticas, a programação do Cultura em Toda Parte 2022 apresenta 30 atividades de formação divididas entre as cidades sedes do evento. Em Linhares acontecerão  03 oficinas e 03 palestras. As oficinas contemplam três formações, que acontecem em dois dias de aula, na quarta-feira (13) e quinta-feira (14). Quem abre a programação, às 9 horas, é o produtor Marcelo Shimu com a oficina Introdução à Produção Musical. Também a partir das 9 horas, o ator e educador social, Cleverson Guerrera promove a formação Iniciação Teatral: O Corpo Popular. Às 14 horas, a roteirista, videomaker e roteirista Andie Freitas ministra a oficina Criação de Vídeos para Celular. 

 

As palestras acontecem em apresentação única. Na quarta-feira (13), às 17 horas, Mestre Militão Reza Forte apresenta o Panorama Histórico da Capoeira Reza Forte, em que ele fala sobre a história da capoeira. Na quinta-feira (14), às 17 horas, o produtor cultural, cineclubista, produtor cultural, ator, diretor teatral e gestor público Claudino de Jesus discorre sobre parte da história audiovisual na palestra O Movimento Cineclubista Internacional e a Contribuição do Brasil. Fechando o ciclo de formações, também na quinta-feira (14), o professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Jorge Nascimento, traz a língua para o centro da roda na palestra Literatura: Escrita e Oralidade.  

 

 

A caravana do Cultura em Toda Parte – Região 2 já passou por Baixo Guandu e Vargem Alta, e depois de Linhares segue para  os municípios de Marataízes (29 de abril a 1º de maio) e Guaçuí (13 a 15 de maio). 

 

O Cultura em Toda Parte 2022 é uma idealização da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e conta com a gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA. Essa iniciativa também conta com apoio da Findes, do Sesi, da Prefeitura Municipal de Linhares e do IFES - Campus Linhares. O Cultura em Toda Parte foi viabilizado por Edital de Chamamento da Lei Aldir Blanc, vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

 

CULTURA EM TODA PARTE 2022 

REGIÃO 2 - LINHARES

 

Serviço

Cultura em Toda Parte 2022 - Linhares

Região 2: Central e Sul

 

Apresentações Culturais
Caminhão Palco

Centro Cultural Nice Avanza

EMEF Cid Adalberto dos Reis

Praça 22 de Agosto


 

13 de abril 

Quarta-feira 

14h - EMEF “Cid Adalberto dos Reis” - Rua Valdomiro Cardoso s/n - Juparanã

- O Quintal de Histórias (Teatro / Aracruz) - apresentação para os alunos da escola

 

15 de abril 

Sexta-feira 

19h - Caminhão-Palco - Praça 22 de Agosto - Centro

- Soturno (Música/Cachoeiro de Itapemirim)

- Gravekeepers (Música/Linhares)

-  Mostra de Videoclipes

Disco Voador - Intérprete: Banda Alldeia / Direção: Thiago Soares

Eu Queria Voar - Intérprete: Margozzo / Direção: Margozzo

Filha de Luz - intérprete: Negras Conectadas / Direção: Viviane Lopes Pereira

Let The Melody Guide Your Soul - Intérprete: Clara Marins / Direção: Guajardo Films 

O Que Que a Quarentena Fez  - Intérpretes: Dório e Gabriel / Direção: Tafarel Silversom 

Pra Sorrir - Intérpretes: Douglas Lopes  e Nano Vianna / Direção: Douglas Lopes e Aniceto Frizzera Neto

Rio pro Mar - Intérprete: Rafael Martins / Direção: Marcos Baretta

Space Woods - Intérprete: My Magical Glowing Lens / Direção: Gustavo Senna

Trajetórias Interrompidas - Intérprete: Beto Pinheiro / Direção: Beto Pinheiro

Tudo ou Nada - Intérprete: Alinne Garuth / Direção: Alinne Garuth e Flora Fiorio

 

16 de abril 

Sábado 

16h - Centro Cultural Nice Avanza - Praça 22 de Agosto - Centro

- Aloka (Teatro/Cachoeiro de Itapemirim / Classificação Indicativa: 12 anos) 

17h - Praça 22 de Agosto - Centro

- Performance Três em Uma (Performance/Cachoeiro de Itapemirim)

19h - Centro Cultural Nice Avanza - Praça 22 de Agosto - Centro

- A Mais Forte  (Teatro/Itapemirim / Classificação Indicativa: 14 anos) 

20h - Caminhão-Palco - Praça 22 de Agosto - Centro

-  Dry SOM  (Música/Piúma) 

- Thi (Música/Linhares)

 

17 de abril 

Domingo 

18h30 - Centro Cultural Nice Avanza - Praça 22 de Agosto - Centro

- Zé Grilo Dentro de Sí (Teatro/Linhares) 

19h30 - Caminhão-Palco - Praça 22 de Agosto - Centro

- Trio Rocha o Nó  (Música/Linhares) 

-  Bella Nogueira (Música/Linhares)

 

Atividades de Formação 

Ceefmti Bartouvino Costa
IFES - Campus Linhares 

 

Oficinas
 

Introdução à Produção Musical 

com Marcelo Shimu 

13 e 14 de abril, quarta e quinta, às 9 horas 
IFES - Campus Linhares

 

Criação de Vídeos para Celular 

com Andie Freitas

13 e 14 de abril, quarta e quinta, às 14 horas
IFES - Campus Linhares

 

Iniciação Teatral: O Corpo Popular 

com Cleverson Guerrera 

13 e 14 de abril, quarta e quinta, às 9 horas 
IFES - Campus Linhares

 

Palestras 

 

Panorama Histórico da Capoeira Reza Forte 

com Mestre Militão Reza Forte

13 de abril, quarta-feira, às 17 horas
IFES - Campus Linhares

 

O Movimento Cineclubista Internacional e a Contribuição do Brasil 

com Claudino de Jesus 

14 de abril, quinta-feira, às 17 horas
IFES - Campus Linhares

 

Literatura: Escrita e Oralidade 

com Jorge Nascimento

14 de abril, quinta-feira, às 19 horas
Ceefmti Bartouvino Costa