Meio Ambiente

Dia Mundial da Água: Suzano incentiva preservação a partir de sistemas agroflorestais

Postada em:

No Dia Mundial da Água (22 de março), a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, anuncia a redução do consumo de água em sua operação e reforça o seu compromisso como o incentivo às práticas agroecológicas para garantir a saúde hídrica das comunidades do entorno de suas atividades.
 

“A água é fundamental para o meio ambiente, para a produção e a sociedade. Temos feito, ao longo do tempo, ações internas para reaproveitar o recurso e, consequentemente, reduzir o consumo. Entre 2018 e 2021, o uso de água no nosso processo produtivo da Unidade de Aracruz diminuiu 8%”, destaca o gerente de Meio Ambiente da Suzano, Márcio Caliari.
 

A empresa opera dentro das melhores práticas internacionais de uso da água. Suas unidades industriais seguem os padrões estabelecidos pelo Integrated Pollution Prevention and Control (IPPC) e International Finance Corporation (IFC). Além disso, atua em um processo de melhoria contínua com foco na meta de reduzir em 15% o consumo de água em suas operações industriais até 2030, compromisso que faz parte das Metas de Longo Prazo da companhia.
 

Disponibilidade hídrica – A gestão hídrica também comtempla as florestas de eucalipto e nativas que alcançam mais de 2 milhões de hectares no Brasil. A Suzano trabalha para aumentar a disponibilidade hídrica em todas as bacias hidrográficas em que atua. Para tanto, a empresa mantém projetos em 34 associações, que fortalecem a geração de valor social, econômico e ambiental com comunidades que residem no entorno de suas atividades, servindo como áreas demonstrativas para outras famílias das comunidades que residem no entorno de suas atividades.

“Boas práticas geram renda por meio da produção e comercialização baseada na agroecologia, que ajuda na preservação e produção de água”, complementa o consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Gerson Peixoto.

 

“Plantar” água – No Espírito Santo, mais de 915 famílias são atendidas pelo Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) e Programa de Sustentabilidade Tupiniquim Guarani (PSTG) na Unidade de Aracruz. O produtor rural Alexsandro Scopel Barbosa é um dos comtemplados. Com a ajuda da Suzano, sua propriedade localizada na comunidade de Cachoeira do Riacho (Cachoeirinha), região rural de Aracruz, recebeu sistema que impede a contaminação do solo.

“Com a ajuda da Suzano, fui o primeiro da comunidade a construir a fossa ecológica. Hoje muita gente aderiu. Quem ganha com isso é o meio ambiente”, disse.  “Na agricultura, além de plantar as sementes, temos que plantar água. Sem água não há vida”, reforça.
 

O PDRT e o PSTG utilizam boas práticas de cultivo que garantem a preservação hídrica. As medidas incluem apoio na implantação de agroflorestas, instalação de caixas d’água de ferrocimento para captação de água de chuva, sistemas naturais de filtragem de esgoto (bacias de evapotranspiração/fossa ecológica), adoção de irrigação por gotejamento e incentivo a cobertura do solo, entre outras. 
 

“Atuamos junto das famílias para a preservação da água e para que esse recurso usado na produção agrícola retorne ao meio ambiente de forma limpa. Dessa forma, as propriedades rurais vão ter mais água disponível”, explica o consultor do Escritório de Projetos da Gerência de Desenvolvimento Social da Suzano, engenheiro agrônomo Paulo Radaik. Vale destacar que é meta da Suzano aumentar a disponibilidade hídrica em 100% das bacias hidrográficas consideradas críticas até 2030.
 

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br