Cidades

Valão: Aracruz recebe licença ambiental do IEMA para as obras de macrodrenagem

Postada em:

Após anos de sofrimento e de promessas, o sonho de moradores da Grande Bela Vista está mais próximo de ser realizado. O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídrico (IEMA) emitiu a licença ambiental nesta terça-feira (15) para as obras de macrodrenagem do valão, com isso a Prefeitura de Aracruz dá mais um passo para promover melhoria da qualidade de vida de moradores da região que sofrem com as cheias em dias de chuva. Agora, o município já pode realizar a licitação para contratação das obras, que já tem data marcada para acontecer: 4 de março. 

Leia também: Eleição da Câmara de Fundão é suspensa após inscrição de 2ª chapa

 Motorista tem carro tomado de assalto em  Fundão

A obra, que vai beneficiar cerca de 38 mil moradores, está orçada em R$ 50,2 milhões e vai contar com pavimentação de vias, implantação de estacionamento, arborização, calçada multiuso, passeios para ciclistas em sua extensão, construção de duas zonas de amortização de cheias sendo uma composta por uma praça com campo de futebol, além de rede de drenagem, esgotamento sanitário e iluminação pública.

De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura, uma única desapropriação será necessária e o processo já está em andamento. O projeto de macrodrenagem e infraestrutura a ser executado foi realizado pela empresa Serpenge Serviços de Engenharia Ltda.

Agora, com a licença ambiental, o município já pode realizar o certame que vai executar as obras e garantir mais segurança, qualidade de vida e mudar a realidade de diversas famílias que vivem nos bairros Segatto, Portelinha, Bela Vista e Fátima, que já sofreram muito com os alagamentos em dias de chuvas, com água de esgoto dentro de suas casas e perdendo seus pertences. 

O prefeito Dr. Coutinho comemorou a notícia. “É com muita alegria que recebo importante notícia. Desde que assumi a gestão, junto da minha equipe, estou atuando para que a realidade das pessoas que vivem há muito tempo com o caos das cheias do valão, tenham dias melhores. Essa é uma obra muito importante não só para os moradores do entorno, mas para toda Aracruz. Dessa forma, com o projeto fora do papel, poderemos oferecer bem-estar, saneamento básico, lazer e devolver a dignidade de poder residir numa área sem riscos. Como disse na apresentação do projeto, no CAIC, a macrodrenagem é uma demanda que vem sendo aguardada há décadas e que decidimos enfrentar, pois sabemos que se tratar da melhoria da saúde pública, mas por também entender que as famílias que ali residem merecem ter qualidade de vida no lugar onde vivem há anos. Agradeço ao governador Renato Casagrande por, junto da gestão, entender que essa grande obra vem atender os anseios da população”, comentou.