Saúde

Médica do ES explica câncer nos olhos da filha de Tiago Leifert e Daiana Garbin

Postada em:

O apresentador Tiago Leifert e a jornalista Daiana Garbin divulgaram no último sábado (28) um vídeo em que compartilharam com o público a notícia de que a filha deles, Lua, de 1 ano, está com um câncer raro nos olhos chamado retinoblastoma.

Leia também: Ladrões arrombam setor de Saúde Mental da Prefeitura de Ibiraçu

Homem de 50 anos leva quatro facadas após discussão em Fundão 

Adolescente morre afogado em represa no interior de Aracruz 

Ladrões roubam mais de R$ 1 mil reais de idoso na zona rural de João Neiva

Secretaria de Esporte inicia inscrições para a Escola de Futebol de Campo

 

Esse tipo de tumor é maligno e se forma nas células da retina, parte do olho responsável pela visão. 

 

A doença corresponde a cerca de 3% de todos os cânceres pediátricos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 95% dos casos, ocorre em crianças menores de 5 anos, podendo acontecer em um ou nos dois olhos.

 

No caso de Lua, o tumor é chamado de bilateral, que é quando atinge os dois olhos.

 

De acordo com a médica radioterapeuta Lorraine Juri, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), o principal sintoma, presente em 90% dos casos diagnosticados, é a leucocoria, um reflexo branco na pupila, conhecido como “sinal do olho de gato”.

 

“Essa mancha esbranquiçada indica que uma fonte luminosa está incidindo sobre a superfície do tumor e impedindo a passagem de luz. Sem isso, as vias ópticas para o centro da visão, no cérebro, não se desenvolvem e atrofiam”, explica.

 

A médica destaca que essa mancha branca muitas vezes só é notada sob luz artificial, quando a pupila está dilatada, ou em fotos com flash. Em olhos saudáveis, esse reflexo é sempre vermelho.

 

Diagnóstico precoce

 

Embora seja o principal sintoma, o aparecimento da leucocoria significa que a doença já está em estágio avançado e as chances de salvar o olho da criança são menores. Antes disso, ela pode apresentar sinais de sensibilidade à luz (fotofobia) ou estrabismo (desvio ocular). 

 

“É extremamente importante que, ao perceberem qualquer anormalidade nos olhos do filho, os pais procurem o médico oftalmologista o quanto antes. O diagnóstico precoce possibilita um tratamento adequado com maior chance de cura”, explica a médica.

 

Lorraine Juri orienta a verificar na família se há outros casos de retinoblastoma. Se sim, vale a pena consultar um especialista em doenças genéticas hereditárias sobre a possibilidade de o tumor afetar outros parentes.

 

Tiago Leifert contou que descobriu a doença ao perceber um movimento irregular nos olhos da menina. Lua está fazendo quimioterapia.

 

Por nota, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) destacaram que o Teste do Olhinho é o primeiro exame da vida do bebê que pode ajudar na detecção precoce de doenças como a de Lua. Ele deve ser feito na maternidade, até 72 horas após o nascimento.

 

Esse teste deve ser repetido pelo pediatra ao menos três vezes ao ano nos três primeiros anos de vida da criança. Os dois órgãos ainda recomendam que bebês de seis a 12 meses passem por um exame oftalmológico completo.

 

Tratamento

 

Lorraine Juri destaca que a radioterapia é uma das das formas de tratamento usadas com sucesso contra o retinoblastoma.

 

“Na maioria dos casos, o retinoblastoma é uma doença curável. A quimioterapia, a radioterapia e o tratamento oftalmológico e a laser têm mostrado bons resultados. Em algumas situações, infelizmente, é preciso fazer cirurgia para remover o globo ocular. O tratamento tem como foco principal eliminar o câncer, salvar a vida da criança e preservar o máximo da visão possível”, explica.

 

Segundo a especialista, a radioterapia é bastante eficaz no tratamento e inclui uma pequena placa com sementes radioativas colocada fora do olho, perto do tumor.

 

Tiago Leifert e Daiana Garbin agradeceram o apoio dos internautas nas redes sociais e alertaram sobre a importância de levar a criança ao oftalmologista no primeiro ano de vida.

 

“O recado mais importante que a gente tem para você que tem um bebê, se você reparar que tem um movimento irregular no olho dele, se você reparar que a criança te olha de lado, se você reparar que quando você tirar uma foto com flash volta um reflexo branco, vai imediatamente procurar um oftalmologista”, disse Leifert.