Policial

Operação da PF combate tráfico de pau-brasil em Aracruz, João Neiva, Linhares e S. Teresa

Postada em:

Madeira seria é na fabricação de arcos de violinos e enviada ao exterior   

 

Uma operação da Polícia Federal cumpriu, na manhã de hoje, 20 mandados de busca e apreensão nos municípios de Aracruz, João Neiva, Linhares e Santa Tereza. O objetivo da operação é combater uma organização criminosa especializada em exploração e exportação ilegais de pau-brasil. A quadrilha teria ramificações internacionais. Fotos divulgação: Polícia Federal

Leia também: Governo sanciona lei que zera ICMS sobre arroz e feijão no Espírito Santo

Ladrões encapuzados roubam dois carros em Fundão e Aracruz e amarram uma das vítimas

Dr. Coutinho afirma que aguarda liberação do IEMA em dezembro para dragagem do valão da Barra

A madeira é extraída de áreas de conservação. Cortada em varetas, depois ela é usada na fabricação de arcos de violino e traficada para o exterior. Lá, cada arco de violino feito com a   madeira brasileira pode ser vendido por cerca de U$ 2.600,00, estima a Polícia Federal.  

Alguns arcos são transportados em viagens de avião escondidos em bagagens individuais. A maior parte, no entanto, é despachada através dos portos. Escondidos em contêineres os arcos são levados de navio para os Estados Unidos e Europa.

A operação contou com 85 policiais federais, funcionários do Ibama e até policiais norte-americanos. As investigações acontecem a um ano e estima-se que a organização criminosa já tenha lucrado mais de R$ 230 milhões com o contrabando de madeiras brasileiras em extinção.