Saúde

Dr. Coutinho inaugura a primeira Casa Azul do Espírito Santo

Postada em:

Dia memorável para a população aracruzense. Na noite desta última quinta-feira (18), o prefeito Dr. Coutinho e a Secretária de Saúde Rosiane Scarpatt inauguraram a Casa Azul em Aracruz, um espaço destinado exclusivamente aos cuidados da saúde masculina. O município se tornou o primeiro do estado a oferecer esses serviços, conscientizando os homens quanto à importância de se buscar uma vida mais saudável, além de oferecer procedimentos, atendimentos especializados e informações.

Participaram também da solenidade o vice-prefeito Beto Vieira, vereadores, secretários municipais, o Superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Bartolomeu Martins, servidores,  lideranças comunitárias e moradores da cidade.

“Estamos vivendo um momento muito especial em nosso município. A inauguração da Casa Azul é um marco para a história da nossa cidade, que agora, passa a oferecer serviços exclusivos aos cuidados da saúde masculina, e com isso, a oportunidade de descobrir a doença logo no início, aumentando as chances de cura. Agradeço ao prefeito Dr. Coutinho pela oportunidade em fazer parte desse momento e a equipe da Semsa que tanto se dedicou para que esse momento acontecesse”, falou a secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt.

O médico urologista Ítalo Nunes Lyra lembrou que os homens não se preocupam em cuidar de sua saúde. “Muitos não têm a noção da gravidade do problema e não buscam tratamento. Outros só vão ao médico por incentivo da mulher ou se existe algum caso na família. A Casa Azul é um marco no município e vai contribuir com a qualidade de vida do homem”.

Já Bartolomeu Martins enfatizou a importância de se abordar as doenças que podem acometer a saúde masculina. “Precisamos avançar nessa questão de conscientização e não deixar para fazer isso apenas no mês de novembro, mas sim, durante todo o ano. Devemos expandir isso fazendo a Casa Azul ser uma referência nesses cuidados. Fico entusiasmado toda vez que venho ao município e dessa vez não foi diferente".

Para Beto Viera o espaço será referência quanto ao cuidado e incentivo à qualidade de vida do homem.  “A Casa Azul é um sonho antigo do Dr. Coutinho e se tornou o meu também, por entender a importância do que é cuidar da saúde do homem.  Nosso município saiu na frente por entender e pôr colocar em prática o incentivo a esse público.. Devemos entender a importância do atendimento médico e principalmente que o exame de toque não deixa o homem menos homem, pelo contrário, garante uma saúde de qualidade”.

O prefeito Dr. Coutinho finalizou o evento contando que a Casa Azul é uma das ações presentes em seu plano de governo. “Esse espaço é um sonho antigo. Como médico atendi por anos na cidade e sei que muitos homens não têm a orientação necessária e nem como bancar os custos com exames. Mas hoje o nosso município passa a oferecer condições para que eles tenham acesso ao que for fundamental para garantir uma saúde de qualidade”.

Além disso, o prefeito também deu boas notícias ao público presente. “Agora o nosso município está apto a desenvolver o programa ‘Melhor em Casa’, que oferece atendimento a pacientes que necessitam de assistência em suas residências. Outra novidade é que agora a Semsa conta com duas novas caminhonetes para atender a gerência de Vigilância Epidemiológica e dez carros, sendo cinco para atender as comunidades indígenas e outros cinco para o PSF.

A Casa Azul 
A Casa Azul está localizada ao lado da Casa Rosa, próximo ao Mercado Municipal. Lá serão realizados os exames preventivos ao câncer de próstata, procedimentos relacionados ao sistema reprodutivo e andropausa. Para que o homem tenha acesso aos serviços é necessário passar por uma consulta em uma das Unidades de Saúde do município para que se obtenha um encaminhamento pelo médico.