Geral

Jornalista linharense concorre a prêmio com reportagem sobre quilombolas na pandemia de Covid-19

Postada em:

O sofrimento e a capacidade de reinvenção coletiva das comunidades quilombolas do Espírito Santo no enfrentamento à Covid-19 é tema de uma reportagem que está na final da 14ª edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba. 

O trabalho produzido pelo jornalista de Linhares Isaac Ribeiro concorre na categoria Voto Popular e no Júri Técnico. O conteúdo foi veiculado na Rádio CBN Vitória e disputa na categoria Radiojornalismo. 

Leia também: Ex-combatente do exército completa 106 anos e recebe homenagens em João Neiva

João Neiva - Ladrões em moto rendem motorista e levam automóvel da vítima

Coutinho participa de assinatura da Ordem de Serv. para pavimentação do trecho V. Riacho x Regência 

Fundão: Bandidos encapuzados assaltam residência e fogem levando carro, dinheiro e objetos  

A votação popular acontece até às 23h59 desta quarta-feira (17). O prêmio é realizado pelo Sistema OCB/ES e visa reconhecer a importância do jornalismo para a divulgação do cooperativismo no Estado. 

De acordo com a reportagem, dados de outubro mostram que os negros representam 37,5% dos infectados pela Covid-19 no Estado. Em relação às mortes provocadas pelo novo coronavírus, 41% eram homens e mulheres autodeclaradas pretos e pardos. 

“Os quilombolas vivem geograficamente distante das zonas urbanas. A ideia da reportagem era mostrar como essa população está convivendo com o vírus, quais dificuldades estão enfrentando e, sobretudo, saber quais ações adotaram para sobreviver”, explica.

Ouça a reportagem aqui: 
https://www.cbnvitoria.com.br/reportagens/comunidades-quilombolas-se-reinventam-na-pandemia-1021

O anúncio do prêmio acontece sexta-feira (19), da que antecede o Dia da Consciência Negra (20). O período é marcado por um momento de reflexão, aponta a resistência e possibilita aprendizado acerca do racismo. 

“Agradeço à Rede Gazeta pela oportunidade de lançar luz a um tema tão sensível. Estou muito feliz ser finalista e, de certa forma, representar minha cidade. Agradeço ao Site Aracruz pelo espaço e quero aproveitar para pedir o voto dos leitores”, finaliza.

COMO VOTAR 

Os resultados do júri e do público em geral serão divulgados na sexta-feira (19). Para participar basta acessar o site http://www.premiodejornalismo.coop.br/votacao-popular/ até às 23h59 de quarta-feira (17).

No endereço, é preciso buscar a reportagem “Comunidades quilombolas se reinventam na pandemia”, de Isaac Sousa Ribeiro. Ao clicar para votar, o sistema vai solicita um e-mail.

Quando concluir a ação, é preciso acessar a Caixa de Entrada ou o Spam do endereço indicado. Se a mensagem não chegar, repita o procedimento com outro e-mail.

“Você pode votar uma vez a cada 24 horas. Na primeira, vai receber uma mensagem de confirmação no e-mail. Se não tiver na caixa de entrada, está no Spam. Se não chegar, refaça o voto com outro e-mail. Nos votos seguintes, não é preciso confirmar mais nada. Muito obrigado a todos que estão na torcida e votando”, finaliza.