Turismo

Município de Aracruz se programa para realizar eventos no verão

Postada em:

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur), deu início às ações para organização dos eventos de Réveillon, Festival de Verão e Carnaval.

 

Ontem o prefeito Dr. Coutinho, junto ao secretário Moisés Mercier, entregou um ofício ao Capitão Alexandre, do 5º BPM, para ser encaminhado à Secretaria de Estado de Segurança (Sesp), solicitando apoio operacional para realização da alta temporada de verão. O documento também solicita a Cavalaria da PM e reforço no Batalhão de Trânsito. A entrega aconteceu na manhã desta terça-feira (09), na prefeitura.

Leia também: Polícia Civil apreende arma e drogas em operação no Norte do Estado 

 

“Com o cenário mais otimista e a flexibilização do governo quanto às festividades, o nosso município se torna um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo, e com isso, receberá um alto fluxo de visitantes nos próximos meses. A iniciativa de entregar esse ofício é uma medida necessária, uma vez que as pessoas buscam Aracruz por ser tranquila e oferecer segurança a quem passar por aqui”, destaca Moisés Mercier.

 

Moisés ainda falou que a Semtur, em parceria com outras secretarias municipais, tem se organizado para realizar ações efetivas e que garantam aos turistas e moradores, a tranquilidade para curtir a programação oferecida. “Pretendemos montar barreiras sanitárias nos acessos ao litoral para fiscalizar ônibus de excursão vindos de outros municípios, além de atos que contribuam com a conscientização e preservação da saúde das pessoas”.

 

De acordo com o Capitão Alexandre, o objetivo é realizar serviços de excelência para que o município continue um lugar bom para se divertir. “Entendemos que a demanda será grande, mas vamos trabalhar para manter o padrão de atendimento à população. Além disso temos a perspectiva de receber o apoio de soldados da Sesp, e com isso, colocar mais profissionais na rua para trabalhar durante esse período”, destacou.

 

O prefeito Dr. Coutinho falou do atual cenário. “Como a nova flexibilização, estamos permitidos a realização de eventos, seguindo todos os protocolos estabelecidos. Vamos realizar nossas atividades seguindo os decretos estaduais e nos organizando para oferecer diversão aliada à proteção de todos que passarem por Aracruz na temporada de verão”, frisou.

 

Nova matriz de Risco

A Matriz de Risco entrou em vigor em todo o território capixaba nesta segunda-feira (08). Com as atualizações realizadas serão considerados os indicadores de vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19) nas dez microrregiões do Espírito Santo para determinar as medidas qualificadas para cada atividade socioeconômica. Com essa versão será adicionada mais uma classificação de risco aos municípios: o Risco Muito Baixo.

 

De acordo com a Portaria nº 211-R, de 23 de outubro de 2021, serão classificadas em Risco Muito Baixo as microrregiões que alcançarem 80% da população adulta com o esquema vacinal primário (segunda dose ou dose única), 90% da população de 12 a 17 anos vacinada com a primeira dose, e 90% da população idosa apta com a dose de reforço.

 

Risco Muito Baixo - Mapa Azul 

Os municípios serão elencados em microrregiões (total de dez), sem restrição para atividades econômicas, sociais e culturais. Para atingir o Risco Muito Baixo, as microrregiões terão que alcançar as metas vacinais e apresentar ao menos um ponto de testagem da livre demanda para população na cidade.

 

As metas vacinais a serem contempladas são: 80% da população adulta com D2 ou dose única; 90% da população de 12 a 17 anos com a D1; 90% da população idosa com a dose de reforço D3 – no caso, a população idosa apta a receber esta dose, de acordo com o intervalo definido pelo Estado (quatro meses após a segunda dose).

 

Como medidas qualificadas para a prevenção da Covid-19, esta nova matriz de risco pontua, segundo a Portaria nº 210-R, que as atividades devem exigir e garantir o acesso e permanência de pessoas com esquema vacinal completo contra a doença. Além disso, fica mantido o uso da máscara e a disponibilização de materiais destinados à higienização das mãos nestes locais.

 

Para conhecer mais sobre a nova Matriz de Risco, CLIQUE AQUI.