Esporte

Equipe capixaba viaja para Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas

Postada em:

A equipe capixaba do Irefes Quadrirugby embarca, nesta sexta-feira (29), para a disputa do Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas. A competição será disputada em São Paulo, no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), e contará com a participação seis equipes, dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Leia também: Mais de 700 mulheres fizeram exame de mamografia no mês do Outubro Rosa em Aracruz

Ao todo, 14 pessoas embarcam para a competição, sendo nove atletas, o treinador, o assistente, um mecânico para cuidar das cadeiras de rodas, um fisioterapeuta e outra pessoa de apoio. Todas as passagens foram compradas pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio do programa Compete Esportivo, que fornece passagens aéreas para que atletas e paratletas disputem competições nacionais e internacionais.

Subindo da segunda para a primeira divisão, a equipe capixaba Irefes Quadrirugby espera fazer bonito no torneio. Segundo o treinador da equipe, Jackson Lemos, o objetivo da delegação é terminar entre os três primeiros.

“Vão ser cinco jogos disputados em pontos corridos e o campeão vai ser aquele que somar mais pontos durante todas as partidas. A nossa meta é terminar, pelo menos, entre os três melhores. Com relação ao torneio, a gente espera encontrar um nível de dificuldade bastante alto, porque a gente já conhece algumas das equipes e atletas que participam”, disse Lemos.

Passagens

Toda a preparação dos atletas da modalidade é feita na sede da Sesport, dentro do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, os atletas utilizam a academia. Nas terças e quintas-feiras, acontecem os treinos coletivos, no ginásio Audifax Barreto.

Foi, inclusive, durante o último treino, antes de embarcar para São Paulo, que a equipe recebeu as passagens e a camisa do programa. A entrega foi feita pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, que aproveitou para desejar sorte aos atletas.

“A equipe de rugby é uma das mais ativas aqui dentro da Sesport. Além de treinarem aqui, todos os atletas da equipe estão inseridos também no nosso outro programa, o Bolsa Atleta, que oferece um benefício mensal para que esses atletas e paratletas possam se manter e treinar. Meu desejo para o campeonato é que eles façam uma ótima competição e, se possível, retornem com a taça para o Espírito Santo”, enfatizou Júnior Abreu.

O treinador da equipe, Jackson Lemos, também fez questão de ressaltar a importância do Compete Esportivo e de agradecer à Sesport pelas passagens para a competição. “Para nós, essas passagens são de suma importância. Afinal, elas facilitam na organização da viagem, já que a gente não precisa sair daqui com um ou dois dias de antecedência. Além disso, tem toda a questão da comodidade, que é muito maior nesses voos de avião”, destacou.

Compete Esportivo

O Compete Esportivo é um programa que custeia viagens de avião para que atletas e paratletas disputem competições nacionais e internacionais. A previsão da Secretaria de Esportes e Lazer para o edital 2021 é de um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão em passagens aéreas, destinadas a esportistas de alto rendimento.

Para a viagem da equipe capixaba do Irefes Quadrirugby, o investimento da Sesport na compra das 14 passagens foi de R$ 8,9 mil. O edital de 2021 foi lançado no dia 08 de julho. Estiveram aptos a participar do Compete as federações estaduais, entidades privadas esportivas, representando os atletas e equipes, além de atletas de forma individualizada, desde que a modalidade não tenha federação ou entidade local legalizada, além de técnicos e acompanhantes de atletas com deficiência. Ao todo, 443 atletas serão beneficiados pelo programa.