Educação

Aracruz é contemplado com mais de R$ 2 milhões pelo Funpaes

Postada em:

Aracruz foi um dos municípios contemplados pelo Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes), da Secretaria de Estado da Educação. Na tarde de ontem (15), o prefeito Dr. Coutinho e a secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé, participaram da solenidade de divulgação do resultado do edital, no Palácio Anchieta, em Vitória.

O Funpaes visa fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de regime de colaboração entre o Governo do Estado e a rede municipal de ensino.

O projeto contemplado por Aracruz foi a obra de construção de quadra coberta do Centro Municipal de Educação Básica (Cmeb) “Honório Nunes de Jesus”, localizado na comunidade do Morobá, com o valor de R$ 2.088.620,42. Para pleitear o recurso, o município apresentou um Plano de Aplicação e toda a documentação exigida no edital.

Em julho, o prefeito sancionou a Lei Municipal Nº 4.388/2021, que criou o Fundo Municipal Especial de Educação Infantil e Ensino Fundamental (FMEIEF) para que Aracruz, que é signatário do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), pudesse receber os recursos destinados pelo Governo do Estado.

“Esse recurso irá possibilitar a melhoria da infraestrutura da nossa unidade, propiciando aos alunos da escola um local adequado para que possam praticar atividades diversas. Como a Educação foi uma das áreas que mais sofreram com o ápice da pandemia, esse suporte que o Estado nos oferece é de extrema importância para que possamos avançar e garantir, além de uma aprendizagem de qualidade, melhores resultados”, disse a secretária da pasta, Jenilza Spinassé.

Já o prefeito comemorou e disse que esse recurso vem somar com os projetos da administração. “No dia dos professores, nada melhor que comemorar mais essa conquista da Educação do nosso município. Prevemos investir na melhoria da aprendizagem dos nossos estudantes da rede municipal, bem como na infraestrutura de unidades para que todos os envolvidos tenham um ambiente mais saudável e harmônico. O Fundo representa um compromisso que o Governo do Estado tem com o desenvolvimento da educação”, disse Dr. Coutinho.