Economia

Emprego: Aracruz gerou mais de 2500 vagas só em 2021

Postada em:

Aracruz foi a cidade da região norte do Espírito Santo que mais contratou no mês de agosto. Os dados são do Ministério da Economia, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), onde mostram que foram realizadas 457 contratações com carteira assinada nesse período, deixando o município a frente de cidades como Colatina, que alcançou o número de 273 novas admissões e Linhares, com 154.


De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde), o saldo positivo se dá pelo avanço do setor da construção civil, responsável pela maior parte das contratações, seguido dos segmentos da indústria e serviços. 


“O município de Aracruz alcançou números positivos na oferta de novas vagas de emprego de janeiro a agosto de 2021 e isso é motivo para comemorar. Ainda estamos enfrentando a pandemia, o que fez esse número ter uma queda brusca, mas com o avanço da vacinação e com ações de incentivo ao setor, conseguimos enxergar a retomada de uma economia mais forte e consolidada”, enfatizou o secretário da Semde, José Eduardo Faria.


O secretário ainda destacou que o município tem realizado ações estratégicas para que novas vagas de empregos continuem surgindo. “Desde o início da gestão buscamos traçar caminhos que fortaleçam e, acima de tudo, consolidem esses números. A construção de obras como o Contorno Norte, projetos de desburocratização e simplificação, a inclusão do município na área da Sudene e muitas outras, tem confirmado isso. Não podemos esquecer do fortalecimento da parceria com os governos federal e estadual e com empresas privadas. Essas iniciativas somam ainda mais na geração de emprego e de novas oportunidades. Aracruz é uma cidade em constante crescimento e esse potencial atrai olhares de grandes empresas que querem investir por aqui, por isso, também, estamos investindo em qualificação profissional para que esses empregos atinjam os nossos munícipes”. 



Indicadores

De janeiro a agosto, de acordo com o Novo Caged, Aracruz se destacou na geração de empregos no norte capixaba. Nesse período o município ofereceu 2.579 novas vagas, ficando atrás apenas de Linhares, que lidera o ranking com 2.584 novos empregos. A diferença mínima no percentual mostra como a gestão e organização do município tem gerado bons frutos. 


“Esse resultado sinaliza uma perspectiva positiva para o município e, com isso, nos motiva a ir em busca de novos resultados. Nossa expectativa para os próximos meses é de novas vagas, uma vez que Aracruz vem realizando investimentos nas áreas da saúde, educação, assistência social e infraestrutura, com obras em andamento na sede e no interior, além de contar com novas obras, como a do estaleiro Jurong, que foi o vencedor da licitação para a construção do Navio de Apoio Antártico (NApAnt)”, comenta o secretário José Eduardo.