Economia

Secretário de Desenvolvimento diz que inclusão de Aracruz na Sudene é notícia histórica

Postada em:

O secretário de Desenvolvimento de Aracruz, José Eduardo Faria de Azevedo, afirmou que a inclusão de Aracruz na área da Sudene é um momento histórico. A declaração foi feita em entrevista ao Programa Josimar Silva, na manhã desta terça-feira, no Site Aracruz.
 

O secretário mostrou muito otimismo com relação à instalação de novos empreendimentos no município.
"A expectativa é muito boa por quê nós temos uma combinação muito favorável. Estamos em um Estado da região Sudeste, temos um complexo portuário muito bom e que vai melhorar muito mais com o Porto da Imetame, e isso dá uma combinação muito positiva para a Cidade de Aracruz. Temos grandes e boas empresas instaladas em nossa cidade, temos mão de obra de boa qualidade.
 

O secretário falou também sobre preparar, ainda mais, a mão de obra local para as oportunidades que surgirão.
 

“Evidentemente precisamos fazer um esforço de qualificação profissional nos próximos anos para que essa mão de obra possa ocupar espaços que vão acontecer com a vinda dessas novas empresas”, declarou Azevedo.

A entrevista completa está na página do Site Aracruz, no Facebook. O programa começa a partir dos 6' e 30".
 

O Município de Aracruz passa a ser incluído na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - Sudene, após o Senado Federal derrubar, nesta segunda-feira (27), o veto do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei Complementar Nº 148/2017, que previa o benefício a vários municípios, incluindo Aracruz e outros três municípios capixabas, Itarana, Itaguaçu e Governador Lindenberg, que agora também fazem parte da área da Sudene.
 

A inclusão significa que Aracruz e os demais municípios passam a ter incentivos fiscais, que variam entre 30% e 75% sobre o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), além de descontos no PIS/PASEP e Cofins para aquisição de novas máquinas. Vinculada ao Ministério da Integração Nacional, a Sudene foi criada com o intuito de definir metas econômicas e sociais para desenvolver a região Nordeste do país, mas desde 2007 abrange 196 cidades nos Estados de Minas Gerais (168) e Espírito Santo (28).
 

Com a expansão de atuação, o município irá atrair mais empresas e investimentos, promovendo a melhoria na geração de emprego e renda, além de melhoria no planejamento de ações integradas para a recuperação do meio ambiente,