Meio Ambiente

Voluntários recolhem mais de uma tonelada de lixo no litoral de Aracruz

Postada em:

As ações impulsionadas por moradores e organizações comunitárias do litoral de Aracruz resultaram em 1.470 quilos de lixo retirados de praias e rios. Centenas de voluntários passaram o dia coletando resíduos encontrados na areia ou na restinga, além de materiais retirados das margens ou até mesmo de dentro dos cursos d’água.

Em Barra do Sahy, Santa Marta, Praia dos Quinze e nos rios Sahy e Pedrinhas, foram coletados ao todo 764 quilos de materiais, que até então foram descartados de forma incorreta no meio ambiente. O destaque é para o plástico, encontrado em maior quantidade nesses lugares. Voluntários também encontraram redes, isopor e até mesmo materiais de borracha.

Na praia de Coqueiral os envolvidos na ação se surpreenderam com a quantidade de lixo recolhido. Cerca de 136 quilos de materiais como vidro, madeira, metal, plástico, linhas de pesca e guimbas de cigarro em grande quantidade. Materiais de construção civil, ou restos de obras, também foram encontrados e recolhidos da praia. Ao todo 200 quilos desse resíduo.

Em Santa Cruz, foram encontrados aproximadamente 370 quilos de lixo em diversos pontos da região que margeia a foz do Piraquê-Açu. Já na Barra do Riacho, apesar do material não ter sido pesado, uma das participantes estima que o lixo preencheu quase 30 sacolas grandes. Objetos de plástico, como garrafas pet, foram os resíduos mais encontrados na ação que ocorreu em um trecho da praia.

Este movimento aconteceu no último sábado (18), no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. A Prefeitura de Aracruz foi parceira das ações, todas iniciativas da população, por meio das Organizações Comunitárias de cada região.