Geral

Famílias de Aracruz em vulnerabilidade social recebem cartão de auxílio alimentação

Postada em:

Cerca de 130 famílias aracruzenses que se encontram em situação de extrema pobreza, estiveram no Cento de Convivência do Idoso (CCI), na tarde desta quinta-feira (09), para receberem os cartões de auxílio alimentação. A ação faz parte de uma parceria entre o poder público, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), WFP Centro de Excelência contra a Fome, Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNS) e Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-ES). O recurso destinado às famílias vem da Fundação Vale do Rio Doce.

 

A entrega contou com a presença do vice-prefeito de Aracruz, Beto Vieira, da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), Dileuza Marins, da subsecretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Gilcinéia Ferreira, do Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Rosemberg Moraes Caitano e da equipe da Semds.

 

Cada família receberá R$600, sendo liberado mensalmente o valor de R$100. A seleção das famílias foi feita pela Semds, a partir de informações do Cadastro Único (CadÚnico), um programa que reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, Estados e Municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

 

“Essa doação vem ao encontro das necessidades dessas pessoas colaborando com a garantia do direito a segurança alimentar. Nesse momento de crise agravada pela Covid-19, oferecer esse auxílio também é uma maneira de contribuirmos em mais uma frente para que essa normalidade seja retomada o quanto antes. Com essa união e colaboração de todos, podemos garantir que nossos cidadãos possam superar essa situação de forma mais digna”, destaca o vice-prefeito Beto Vieira.

 

A secretária da Semds, Dileuza Marins, destaca que a entrega do auxílio irá beneficiar a pessoas que realmente precisam. “Sabemos da necessidade de muitas famílias, principalmente diante dessa pandemia que ainda assola o nosso país. Por isso realizamos uma força tarefa para identificar, informar e hoje estarmos aqui entregando esse benefício. Não posso deixar de agradecer ao Consema pela parceria e por olhar por nossa gente”.

 

De acordo com Rosemberg Moraes Caitano, Presidente do Consema, desde o início da pandemia, o Brasil vem acompanhando cenas de pessoas na extrema necessidade, além da grande alta nos preços dos alimentos. “Por não terem condições, muitas famílias que vivem em vulnerabilidade social e que dependem da doação de cestas básicas, o que ajuda e muito na sobrevivência. Mas além dessas doações, precisamos realizar ações efetivas, como é esse benefício”.