Esporte

Judô - Instituto Tiago Camilo chega ao Espírito Santo

Postada em:

O clima de espírito olímpico está prestes a chegar ao Espírito Santo. Entre os próximos dias 13 e 16 de agosto, o ex-atleta e medalhista olímpico do judô, Tiago Camilo, chega ao estado para inaugurar os novos polos do Instituto que leva o seu nome. Serão seis polos distribuídos nas cidades de Vitória (um), Serra (dois), Vargem Alta (um), Cachoeiro de Itapemirim (um) e Santa Maria de Jetibá (um).

 

O processo de expansão do Instituto Tiago Camilo, sediado em São Paulo, teve início em 2019 e o Espírito Santo foi o primeiro estado a ser cogitado para abrigar novos polos. “Conhecemos bem a história do judô capixaba e vimos uma boa oportunidade de trazer nosso trabalho para o estado, visando beneficiar crianças em situação de vulnerabilidade social, com a certeza de que contaríamos com professores bem preparados para nos auxiliarem nessa tarefa”, disse Tiago.

“A pandemia nos obrigou a adiar o início das atividades, mas continuamos os planejamentos e agora nos sentimos seguros para começar a funcionar”, acrescentou.

 

A expectativa é beneficiar, em cada polo, aproximadamente 240 crianças e jovens com idade entre 5 e 18 anos, com aulas de judô no contraturno escolar. A Unesco indica o judô como esporte mais adequado para crianças e adolescentes e o Comitê Olímpico Internacional afirma que esse é o esporte mais completo por promover a amizade e respeito mútuo. “Nossa missão é fazer do judô uma ferramenta de integração e transformação social, despertando virtudes humanas em nossos alunos, preparando-os para a vida”, conclui Tiago.

 

A vinda do Instituto Tiago Camilo (ITC) para o Espírito Santo faz parte do projeto Dojo do Brasil, criado por Tiago Camilo com objetivo de estar presente em todos os estados da Federação, com sede própria, contemplando, ainda, cidades que possuem um baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), com polos focados no desenvolvimento social. No Estado capixaba, o projeto conta com patrocínio da EDP, com apoio do Instituto EDP. Além do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Pernambuco também receberão polos do ITC.

 

SERVIÇO

 

Inauguração Polo Vitória

Data: 13/08/2021

Horário: 10h30 às 12h30

Local: Fundação Beneficente Praia do Canto, Rodovia Serafim Derenzi, nº 5035, São José

 

Inauguração Polo Cachoeiro de Itapemirim

Data: 14/08/2021

Horário: 10h30 às 12h30

Local: Ginásio Poliesportivo Hermo Gomes, Rua Parecis, s/n, Aquidaban

 

Inauguração Polo Vargem Alta

Data: 14/08/2021

Horário: 16h às 18h

Local: Centro de Convivência do Idoso, Rua Vereador Pedro Israel David, s/n, Centro

 

Inauguração Polo Santa Maria de Jetibá

Data: 15/08/2021

Horário: 9h30 às 11h30

Local: Núcleo de Artes Marciais e Dança, Rua Hermann Roelke, nº 1043, Centro

 

Inauguração Polos Serra

Polo Feu Rosa

Data: 16/08/2021

Horário: 10h às 12h

Local: Escola Flor de Cactus, Rua Flor de Cactus, s/n, Feu Rosa

 

Polo Serra Dourada I

Data: 16/08/2021

Horário: 16h às 18h

Local: Ginásio Poliesportivo Serra Dourada I, Avenida Vitória, nº 1, Serra Dourada I

 

SOBRE O INSTITUTO TIAGO CAMILO

Fundado em 05 de junho de 2012, o Instituto Tiago Camilo (ITC) inicia suas atividades no bairro de Paraisópolis, zona sul da cidade de São Paulo, área que concentra uma das maiores comunidades do país. Buscando a implementação de políticas favoráveis aos mais vulneráveis, o projeto se manteve em expansão para outras localidades do estado, desenvolvendo um trabalho sério voltado a áreas como esporte, educação e cultura.

Em São Paulo, atualmente o ITC conta com seis unidades na capital, localizadas em Jaguaré, Heliópolis, Paraisópolis, Parque Bristol, Vila Olímpica Mário Covas e Aricanduva. São mais de 1000 crianças atendidas anualmente que, além de treinamentos esportivos, participam de passeios culturais e sociais. Em nove anos de projeto, já impactamos direta e indiretamente a vida de mais de 12 mil pessoas.

https://institutotiagocamilo.org.br/

https://www.instagram.com/institutotiagocamilo/

https://www.facebook.com/InstitutoTiagoCamilo

 

SOBRE TIAGO CAMILO

 

Ingressou no judô em 1987, com 5 anos, na pequena cidade de Bastos, interior de São Paulo. A cidade é conhecida por sua grande colônia japonesa e o então professor de Tiago, Uichiro Umakakeba, imigrante japonês, era uma referência no ensino de judô. Após dois anos de prática, teve sua primeira experiência competitiva e, a partir dali, não parou mais. Em 1996, ao assistir aos Jogos Olímpicos de Atlanta e ver atletas brasileiros conquistarem medalhas olímpicas, Tiago decidiu que iria traçar o mesmo caminho.

“Percebi que precisava sair da pequena cidade para me desenvolver como atleta e, buscando alçar voos maiores, me mudei para São Paulo para fazer parte do ‘Projeto Futuro’ (Programa do Governo do Estado de São Paulo), tendo minha família um papel fundamental nessa mudança. Com muita determinação e focado em conquistar o mundo, vieram inúmeras conquistas, dentre as mais importantes a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Juntamente a todas essas conquistas, tive a certeza de que meu legado não poderia acabar no pódio; eu precisava retribuir ao Brasil as oportunidades que tive em toda minha vida esportiva e que, de fato, deveria ir além do dojô”, conta Tiago.

 

Medalhas

- Bronze Olimpíadas de Pequim 2008

- Prata Olimpíadas de Sydney 2000

- 5° colocado Olimpíadas de Londres 2012

- Campeão Mundial Juvenil

- Campeão Mundial Júnior

- Campeão Mundial Sênior

- Mundial por Equipes: Bronze 2005 e Prata 2011

- 3x campeão dos Jogos Pan-Americanos 2007, 2011 e 2015

- Pentacampeão Pan-Americano 2005, 2007, 2014, 2015, 2016

- Campeão Sul-americano 2005

- 8 vezes Campeão Brasileiro

- 8 vezes Campeão Paulista

- 25 vezes medalhista em Copa do Mundo/Grand Prix e Grand Slam (1998/2017)

Condecorações:

Medalha de honra ao mérito pelas Forças Armadas

Presidente da comissão de atletas do COB (Comitê Olímpica do Brasil)

Melhor atleta de judô do mundo em 2007