Saúde

Moradores de Aracruz recebem suporte da Secretaria de Saúde para cirurgias oftalmológicas

Postada em:

Dona Vilma Pimentel de Souza, de 61 anos e moradora do bairro Sauê, viu sua vida mudar de uma hora para outra quando começou a sentir as consequências da Catarata em sua visão. Uma doença que atinge mais de 25% da população brasileira e afeta o cristalino (a lente) do olho, deixando a visão deficiente, meio opaca, e podendo até mesmo levar à cegueira.

Leia também: Aracruz sediará etapas do Brasileiro e Capixaba de Enduro FIM

Acompanhe aqui: CPI da Pandemia ouve Marcelo Blanco, ex-assessor no Ministério da Saúde

 

Ela conta que sentia muita dificuldade em realizar atividades básicas do dia a dia, como assistir televisão. “Minha vista já estava incomodando demais. Também não conseguia enxergar a pessoa por completo, apenas o vulto. Colocar uma linha na agulha era impossível, porque precisava forçar muito a minha visão”, destaca a senhora.

 

Mas tudo começou a melhorar quando Vilma foi submetida a uma cirurgia oftalmológica para a retirada da catarata com todo o suporte da Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa). De início, a senhora teve sua primeira consulta na rede particular, que logo a encaminhou para o SUS. Após um tempo de espera, seu processo para iniciar os procedimentos necessários para realizar a cirurgia já estavam em andamento.

 

“Tive todo o suporte da Secretaria de Saúde do município no meu processo cirúrgico. Como operei em Baixo Guandu, todas as minhas consultas foram no município e fui em todas com o carro disponibilizado pela prefeitura. Além disso, sempre tinha um acompanhante comigo e eram muito atenciosos”, destaca a paciente.

 

Vilma também destaca que após os procedimentos realizados em 27 e 28 de maio, no Hospital Estadual João dos Santos Neves, em Baixo Guandu, sua vida está voltando ao normal. “Hoje o problema de catarata não existe mais. Consigo enxergar de longe sem dificuldades”.

 

Cirurgias oftalmológicas

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), oferece todo o suporte a população quanto as cirurgias oftalmológicas de catarata, pterígio em ambos os olhos, estrabismo, plástica ocular, retina e glaucoma, que são realizadas no Hospital Estadual João dos Santos Neves, em Baixo Guandu. O hospital é administrado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e é referência em cirurgias oftalmológicas na região norte do Espírito Santo, assim, contribuindo para descentralizar o atendimento à população.

 

“A oftalmologia tem uma demanda expressiva em nosso município e com a parceria com o Governo do Estado, conseguimos prestar atendimento aos usuários do SUS. Só neste ano de 2021, conseguimos encaminhar cerca de 200 cirurgias, o que muda de forma positiva a vida de muita gente que necessitava dessas intervenções”, destaca a secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt.

 

Para ter acesso aos serviços o cidadão deve ser morador de Aracruz e caso não tenha nenhum encaminhamento, o paciente pode passar por atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para assim ser avaliado por um clínico geral e encaminhado para um oftalmologista. Após esse processo, será detectado se o cidadão necessita de cirurgia e assim, inserido na fila de cirurgias do Espírito Santo.