Saúde

Repouso intenso pode piorar a dor nas costas

Postada em:

Má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho e nos afazeres domésticos e execução errada de exercícios físicos são algumas das causas da temida dor nas costas, segundo motivo mais comum de consultas médicas gerais no mundo, só perdendo para o resfriado comum.

Leia também: Suzano é indicada entre as empresas líderes em sustentabilidade 2021 

Rebeca Andrade fatura prata, 1ª medalha na ginástica feminina do país

Existem alguns hábitos que podem ajudar a amenizar seus efeitos, como mudanças na posição e no colchão para dormir, cuidados ao transportar ou pegar objetos no chão, entre outros. Mas você sabia que a maioria dos estudos mostra que é importante não exceder mais de 48 horas de descanso após dor aguda nas costas?

 

A inatividade contribui para que a região lombar se torne fraca, rígida e descondicionada, piorando os problemas nas costas.

 

Vida ativa

Ortopedista do Ráquis Instituto da Coluna e cirurgião de coluna, Lourimar Tolêdo explica que pessoas que esperaram mais de dois dias para retomar a atividade perderam o dobro do trabalho a longo prazo do que aquelas que retomaram as atividades diárias normais e permaneceram relativamente ativas. 

 

"O repouso na cama pode funcionar para alívio a curto prazo, mas, quanto mais cedo você retomar um estilo de vida ativo, mais cedo sua dor diminuirá", pondera Tolêdo.

 

Recomendações

Dicas simples podem ajudar a aliviar momentaneamente a dor: relaxar (ficar deitado ou sentado por um tempo, de forma que as costas estejam totalmente encostadas), aplicar calor por 20 minutos, massagear as costas, alongar e melhorar a postura. 

 

Mas, independentemente da duração da dor, o indicado é, ao surgimento dos sintomas, que a pessoa procure um especialista para avaliar a gravidade do problema e iniciar o tratamento.

 

O médico pode solicitar exames para que seja identificada a causa e, assim, possa ser iniciado o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de analgésicos, anti-inflamatórios ou cirurgia para tratar problemas na coluna, como hérnia de disco, por exemplo.

 

Sintomas

 

Confira a seguir alguns dos principais sintomas da dor aguda nas costas:

 

  • Dor que se inicia de maneira súbita na região lombar;

  • Irradiação ocasional da dor para os glúteos e/ou coxas, até os joelhos;

  • A dor se agrava com o movimento, ao sentar-se, parar, levantar objetos ou inclinar-se;

  • A dor é aliviada com o repouso e calor.

 

Sobre 

 

O Dr. Lourimar Tolêdo é cirurgião da coluna e atua no Ráquis Instituto da Coluna. Ele realiza cirurgias complexas e de grande porte para o tratamento de deformidades, fraturas e tumores vertebrais, além de intervenções minimamente invasivas, indicadas para alterações que causam dor e incapacidade física.

 

Dedicado também à educação médica, coordena a residência médica e, há mais de 10 anos, é responsável pelo serviço de cirurgia de coluna do Hospital Meridional Serra. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Society of Lateral Access Surgery (Solas), Society for Minimally Invasive Spine Surgery (SMISS) e North American Spine Society (NASS).