Obtuários

Aracruz se despede da Rainha Astrogilda, um dos maiores símbolos culturais do Espírito Santo

Postada em:

Hoje não se escutará o batuque dos tambores nem o vai e vem da casaca, apenas os aplausos em reconhecimento de toda a história da Rainha Astrogilda Ribeiro dos Santos, que aos 87 anos, se despede do congo capixaba com um lindo legado.

A Rainha Astrogilda foi uma figura importante no movimento do Congo Capixaba. Devota fiel a São Benedito, Astrogilda deu vida ao Congo da Vila do Riacho e tem sua história entrelaçada ao do Congo de Aracruz. Além de ser uma das figuras mais importantes do movimento cultural do Espírito Santo, ela é símbolo de luta e resistência no movimento negro.

Dona Astrogilda nasceu no congo e desde pequena, junto de sua mãe, que também era rainha, e de seu pai, que era mestre, dedicou sua vida a espalhar uma mensagem de amor através da arte. Foi aos 20 anos de idade, já moradora da Vila do Riacho, que a moça teve a oportunidade de mostrar seu carinho pela manifestação de fé e alegria, tomando a frente da Banda de Congo São Benedito do Rosário, a primeira do Brasil.

E nos últimos 65 anos dona Astrogilda deu vida ao congo de Aracruz, se tornando um símbolo de manifestação cultural em todo o Espírito Santo. Seu trabalho impulsionou uma cultura originalmente capixaba e que carrega uma bagagem cultural de um povo que através da música, conseguiu manter viva as tradições de seu lar.

Sua atuação no Congo Capixaba foi celebrada com o título "Mestre da Cultura Popular do Estado do Espírito Santo", sendo reconhecida como uma das 10 pessoas que atuaram na defesa e manutenção da cultura popular no Estado.

Dona Astrogilda também foi inspiração para a canção da banda “Casaca”, que ilustrou o documentário “Astrogilda, o Congo é sua Vida", de Rogério Sarmenghi. Na música, ela é chamada de “Mulher forte e guerreira, de valor e nobreza. Firme na sua crença, não conhece a tristeza”.

Mas hoje, a tristeza fica para aqueles que se despedem de uma mulher forte e que foi a cara de um dos movimentos mais históricos e importantes do Espírito Santo. Que lutou de forma incansável para dar vida e fazer do Congo a própria vida.

Agora dona Astrogilda desfila com seu vestido branco e sua coroa ao lado de seus santos e deuses. A certeza é que sua história e seu legado jamais serão esquecidos nesse Estado que respira cultura e nesse município que abriga tanta história.

Obrigado, dona Astrogilda.

TEXTO: Thais Tonini