Cursos e concursos

Suzano abre inscrições para programa de qualificação de jovens em Aracruz

Postada em:

Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, abrirá, na próxima segunda-feira (12.07), as inscrições do processo seletivo para a capacitação de jovens pelo Programa Formare em Aracruz (ES). Esta será a primeira turma no Espírito Santo da iniciativa, que já é realizada nos municípios de Suzano (SP), Imperatriz (MA) e Mucuri (BA). Com a ampliação do programa, que também beneficiará jovens de Três Lagoas (MS), a Suzano se tornará uma das empresas com maior número de Escolas Formares no Brasil.

 

Desenvolvido pelo programa Voluntariar em parceria com a Fundação Iochpe, o Formare é uma iniciativa apoiada pela Suzano com o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para a educação profissional e para o mercado de trabalho. De 2005 até o momento, já foram mais de 690 jovens capacitados/as pela iniciativa e 65% estão no mercado de trabalho, o que reforça o compromisso de promover uma mudança positiva na sociedade por meio da educação. Além disso, do total alunos e alunas que passam pelo programa, 67% (466 jovens) continuaram estudando após a conclusão da formação.

 

Em Aracruz, o Formare ofertará 20 vagas para jovens no curso de Operador de Processo de Produção. Interessados e interessadas em participar do programa precisam atender alguns pré-requisitos, como ter 18 ou 19 anos completos até 31 de setembro de 2021; ter renda per capita de até um salário-mínimo por pessoa da residência; não ser filho de colaborador/a da empresa; ter Ensino Médio completo ou estar cursando o 1º ou 3º ano em escola pública; ser morador de Barra do Sahy, Barra do Riacho ou Vila do Riacho, em Aracruz (ES); ter disponibilidade de horário para estudar no período das 8h às 16h (de segunda a sexta, durante o curso) e participar de um processo seletivo que inclui prova de matemática e português.

 

Dentre os benefícios oferecidos pelo programa, estão a capacitação profissional gratuita com carga horária média de 1.200 horas, uniforme, material escolar e seguro de vida. As aulas, que durante o período de pandemia serão realizadas excepcionalmente em formato virtual, são ministradas por voluntários(as) capacitados(as) pela Fundação Iochpe que compartilham talento e experiência com os/as jovens. Elas estão previstas para iniciar em outubro de 2021 e serão, ao todo, dez meses de curso entre disciplinas práticas e teóricas, proporcionando maior oportunidade de aprendizado e crescimento profissional para o mercado de trabalho.

 

“Com o Programa Formare, já inserimos cerca de 450 jovens no mercado de trabalho, dos quais 31% trabalham hoje na Suzano. Mas, mais do que isso, conseguimos levar nossos valores e conectar pessoas que inspiram e transformam para atuar em prol de uma sociedade mais justa e com melhores oportunidades”, destaca Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano. “A ampliação do número de turmas é o resultado do trabalho de inúmeras pessoas que têm esse mesmo propósito de fortalecer o protagonismo social e seu papel de agente de transformação na sociedade”, complementa a coordenadora do projeto.

 

Para participar do programa, candidatos e candidatas devem conferir todos os pré-requisitos e se inscrever por meio da plataforma AVA  http://avaformare.org.br/cadastro/, entre 12 de julho e 9 de agosto. A prova será online e está prevista para ocorrer entre 20 de agosto e 1º de setembro.