Economia

Aracruz é destaque nacional em dispensa de alvarás e licenças para atividades econômicas

Postada em:

Aracruz é a terceira cidade do Brasil com maior número de atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças, nos termos da Lei da Liberdade Econômica. O relatório foi divulgado na semana passada pelo Ministério da Economia. O levantamento do Governo Federal mostra o município com 655 atividades dispensadas de licenças. No ranking, Aracruz também está em primeiro lugar no Estado.

Leiam também: Mais de 19 mil capixabas ainda não retornaram para a segunda dose da AstraZeneca

Trabalhadores nascidos em fevereiro podem sacar auxílio emergencial

Pedro e Thiago Maia garantem vitória do Flamengo sobre Cuiabá

Na relação daqueles que dispensam mais atividades econômicas, Aracruz está atrás do município de Serrinha, na Bahia, e Santo Antônio de Jesus, também no Estado baiano. “No total são 20 municípios que dispensam mais atividades econômicas que a classificação nacional de baixo risco, proporcionando um ambiente de negócios mais livre e favorável à abertura de empresas aos empreendedores locais”, diz o relatório.

A Prefeitura de Aracruz, através do setor responsável, estabelece quais são as áreas dispensáveis de licença. Um exemplo é a Sala do Empreendedor, que reúne serviços importantes para abertura de uma empresa. Além de parceria com diversas instituições estratégicas do município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde) tem feito um trabalho relevante com o empreendedor, desde abertura da empresa e programas de crédito, provendo a sustentabilidade, longevidade e prosperidade da empresa.

O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, destaca que uma das mais importantes diretrizes do seu governo é fomentar o empreendedorismo, criar condições para novos investimentos sejam eles de pequenos médios e grandes empresas, com o foco final na geração de emprego e renda, o que é muito importante nesse momento que o país está passando.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Faria, a dispensa de alvarás para atividade de baixo risco contribui para que o Microempreendedor Individual tenha mais agilidade na implantação dos seus negócios, reduzindo custos e tempo, além de incentivar o empreendedorismo.