Política

Luiz Miranda e irmão serão ouvidos hoje na CPI da Covid sobre denúncia de irregularidades na compra

Postada em:

O Deputado Federal Luiz Miranda e o irmão dele Luiz Ricardo Miranda serão ouvidos, nesta sexta-feira, na Comissão parlamentar de Inquérito – CPI da Covid.

Luiz Ricardo é servidor do Ministério da Saúde e teria detectado irregularidades no processo de a compra da vacina Covaxin pelo Governo Federal.

Leia também: Ladrões em moto param carro e roubam mais de R$ 10 mil do condutor em Aracruz

Série B: Cruzeiro vence Vasco e sai da zona de rebaixamento

Na sessão marcada para as 14h, o deputado e o irmão vão prestar esclarecimentos sobre a denúncia que, eles teriam apresentado ao presidente Jair Bolsonaro ainda no mês de março. Luiz Ricardo relatou pressões anormais que teria sofrido para que agilizasse a importação do imunizante.

A cúpula da CPI avalia que a Madison Biontec seja uma empresa de fachada. A Companhia teria sido usada na tentativa de que o pagamento fosse feito antecipadamente, um valor de U$ 45 milhões referentes à compra da Covaxin. Uma nota de empenho revela que o valor total da negociação seria equivalente a R$ 1,600.000.000,00 (um bilhão e seiscentos milhões de Reais)

Após entrevistas concedidas pelo deputado, nas quais confirma a denúncia levada ao presidente, seu depoimento na CPI é aguardado com grande ansiedade por parte dos parlamentares.

Para o senador Humberto Costa (PT) os depoimentos vão mostrar caminhos para esclarecimentos de questões relacionadas ao caso. ”Por quê várias outras empresas que ofereceram vacina tiveram que esperar seis meses, sete meses para que o Governo assinasse o contrato, e essa empresa precisou de menos de noventa dias? Por quê que o Governo condicionou a assinar contratos ao aprovo da Anvisa a essas vacinas, e nesse caso o contrato foi assinado sem que essa aprovação tivesse efetivamente acontecido?”

Nesta quinta-feira a CPI pediu proteção da Polícia Federal para o deputado Luiz Miranda, para o irmão e para os familiares por causa das denúncias.   

Ouça a sessão pelo Site Aracruz a partir das 14 horas.