Coronavírus

Vacina Covid-19: idosos representam 65% dos que não retornaram para a segunda dose da Fiocruz

Postada em:

Dos 12.708 capixabas que tomaram a vacina Covishield (Fiocruz/Oxford) – também conhecida como AstraZeneca, e não retornaram para complementação do esquema vacinal, cerca de 65% são idosos acima dos 60 anos.

“Muita atenção a pessoa idosa. A primeira dose inicia o processo de geração da imunidade e a segunda consolida. Esse grupo precisa ser protegido e fica aqui o meu apelo a todos aqueles que têm vínculo, que seja responsável legal ou os idosos com autonomia, verifiquem o momento de tomar para que a d2 seja feita”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em coletiva on-line, nesta terça-feira (22).

O levantamento foi feito com base nos dados nominais da população vacinada no período desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, no dia 18 de janeiro deste ano até o dia 20 de março.

“São 8.238 idosos que ainda não retornaram ao serviço de saúde para ter a sua segunda dose aplicada. Fazemos esse chamado tão importante à população, procure o serviço de saúde da sua cidade, os municípios têm trabalhado com estratégias extramuros também para facilitar o acesso”, incentivou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

A coordenadora ressaltou que, apesar do cenário epidemiológico ser de estabilidade no número de óbitos, a população idosa apresenta a maior taxa de letalidade pela Covid-19, por isso, a importância de garantir 100% da cobertura vacinal deste público.

Ainda esta semana, o Estado fará o envio de mais de 150 mil doses Covishield, que chegaram no último domingo (20), para que os municípios iniciem a aplicação das segundas doses. A antecipação do envio, completando dez semanas de intervalo (70 dias), é uma orientação encaminhada nesta terça-feira (22) aos municípios capixabas, visando a garantir o acesso aos cidadãos dentro do prazo recomendado.

 

Estratégia reduziu 23% número de esquemas não completados

O Programa Estadual de Imunizações tem realizado semanalmente listagem nominal de pessoas que ainda não compareceram para receber a segunda dose.

A lista é encaminhada aos municípios sob a orientação de realizar a busca ativa destas pessoas por meio da atuação das equipes de Atenção Primária em Saúde do território.

Na semana do dia 07 de junho ao dia 18 do mesmo mês, 3.943 pessoas retornaram ao serviço de saúde para receber a segunda dose, representando uma redução de 23%.

Com novos esquemas de segundas doses prestes a completar 12 semanas no início do próximo mês de julho, a coordenadora destacou o esforço para que todos possam reduzir este dado.

“É resultado de um esforço conjunto entre o Estado e os municípios em realizar a busca ativa dessas pessoas, trabalhamos para zerar este número, além de conscientizar à população de que a complementação do esquema vacinal é o responsável por garantir a imunidade e os benefícios que a vacina tem contra a Covid-19”, informou.

 

Saiba quantas pessoas ainda não retornaram para segunda dose da Fiocruz por município, clicando aqui.

SMS para quem está com segunda dose atrasada

Uma nova estratégia iniciada nessa segunda-feira (21) pela Secretaria da Saúde, em uma parceria entre o Programa Estadual de Imunização e a Gerência de Tecnologia da Informação, é o envio de mensagens SMS para os cidadãos que se encontram com esquema da vacina AstraZeneca em atraso, em mais de 85 dias.

O objetivo é garantir uma comunicação assertiva e direta com a população, de forma a auxiliar na complementação do esquema vacinal. O envio será realizado semanalmente.

Aqueles cidadãos que têm um número móvel cadastrado no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) e estão com a data superior às 12 semanas de intervalo receberão a seguinte mensagem: “ATENÇÃO: sua segunda dose da vacina contra a Covid-19 está em atraso. Procure a Unidade de Saúde do seu município de residência para informações".