Obtuários

Sepultado hoje (27), em João Neiva, o ex-vereador José Maria Carneiro

Postada em:

Foi sepultado no início da noite desta quinta-feira (27), em João Neiva, o corpo do ex-vereador José Maria da Silva, de 70 anos, mais conhecido como José Maria Carneiro.
 

Político muito atuante, José Maria foi fundador do MDB de Ibiraçu na década de 1970. Posteriormente viria a ser o primeiro presidente do partido em João Neiva, após a emancipação do município onde seria vereador no período de 1996 a 2004.
 

Muito querido e respeitado por todos, José Maria faleceu no Hospital Meridional, em Cariacica, onde estava internado para realizar sessões de hemodiálise (procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim paciente não pode fazer).
 

O político foi um dos fundadores da Acciljone Associação Comunitária de Comunicação e Informação Livre de João Neiva, mantenedora da Rádio Conexão 87,9 FM, que completará 19 anos no ar no dia 30.09.2021. Atualmente ele era membro do Conselho Fiscal da associação.
 

“José Maria jamais será esquecido pela simplicidade, criatividade, pelo entusiasmo com a vida. Tive a oportunidade de aprender com ele na política e na vida. O tempo não apagará tudo de bom que ele construiu”, disse o amigo Marcos Nascimento, presidente da Acciljone ao Site Aracruz.

Ex-ferroviário, José Maria foi um dos fundadores da Loja Maçônica Fraternidade e Luz, da qual foi Venerável Mestre no ano de 1977. Entre os irmãos maçons e amigos mais próximos, era carinhosamente conhecido como Bode Velho. Durante o velório, Adison Pirola, membro da Loja Maçônica, fez sua última homenagem ao irmão:
 

“A dedicação a nossa ordem foi o objetivo de nosso irmão, Zé Maria, com seu espírito progressista e evolutivo desgastou a pedra bruta e auxiliou seus irmãos, deste e outros Orientes, a seguirem os mesmos passos. Durante sua trajetória maçônica, desbravou e cumpriu seu nobre papel de colaborar na abertura de novas lojas, auxiliando a Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo a se fortalecer e chegar onde chegou. Que sua nobreza não seja esquecida e seus passos possam ser seguidos por todos aqueles que desejarem levantar templos a virtude e cavar masmorras ao vício! Vá em paz meu irmão!!”, despediu-se.

Na página da Prefeitura de João Neiva também não faltou homenagem ao ex-vereador: 

"João Neiva está em luto! Perdemos uma pessoa querida e que é sinônimo de alegria. José Maria Carneiro nos deixou, porém, as lindas lembranças permanecerão pelo resto da vida.

Uma pessoa guerreira, prestativa, amorosa e sempre presente em todos os momentos. Com ele não tinha tempo ruim, tudo virava festa com muitas gargalhadas e brincadeiras que levantavam o astral de qualquer um, mesmo nos momentos mais exaustivos.

Zé Maria foi vereador no município e mesmo deixando a carreira política se tornou líder comunitário e continuou contribuindo para a cidade que tanto ama. 

Nossos sinceros sentimentos à família e amigos. Sintam-se abraçados nesse momento tão difícil e de muita dor. Deixamos nossa salva de palmas para esse homem incrível que tanto fez por nossa João Neiva" diz a mensagem.

 José Maria deixa esposa, duas filhas e três netas, além de amigos "carentes de sua sabedoria e amizade", como escreveu em sua página o líder comunitário Marcos Ribeiro Gomes, que lamentou não estar na cidade na hora da última homenagem ao amigo..