Geral

Secretários visitam autarquia com objetivo de modernizar o parque tecnológico da Prefeitura de Aracr

Postada em:

A prefeitura vem buscando meios de inovar e facilitar a gestão pública. Com esse objetivo, na segunda-feira (24/05) os secretários de Administração e Recursos Humanos (Semad), Marcus Coelho e de Comunicação, Wagner Baraldi visitaram a autarquia estadual Prodest, em Vitória. Na visita técnica a equipe da prefeitura de Aracruz (PMA) conheceu os serviços que a empresa oferece aos municípios capixabas, com o propósito de modernizar o parque tecnológico da prefeitura, que está bastante defasado. Também participaram da visita o subsecretário de T.I Marcelo Fanchiotti e o assessor de Comunicação Mateus Lechi. Eles foram acompanhados pelo Diretor-Presidente da Prodest Tasso Lugon e pelos representantes da autarquia Leonardo Toniati e Renato Ferraz.

Dentre os serviços oferecidos pela empresa, o que mais chamou a atenção da equipe de Aracruz foi o E-Docs, que permite a tramitação totalmente digital de processos públicos, eliminando o uso de papéis. O E-Docs também acaba com a necessidade de assinar fisicamente os documentos, usando assinaturas eletrônicas de forma segura. Esse sistema já é usado pelo Governo do Estado e antes do fim desse ano será disponibilizado para as prefeituras interessadas. Aracruz já formalizou seu interesse, por meio da Secretaria de Administração.

Outro serviço disponibilizado e de interesse da PMA é o acesso à internet, por meio de rede ótica de altíssima velocidade (1Gb) que já está chegando ao município. Segundo Tasso Lugon, em aproximadamente dois meses a rede chegará a Aracruz e poderá ser contratada pela prefeitura a custos bem menores que os praticados pelo mercado. “A autarquia estadual presta serviços apenas para entes públicos ou de economia mista, sem visar lucros”.

Wagner e Marcelo trataram de um outro gargalo municipal que é a estrutura que hoje hospeda o site e outros serviços online, além da gestão de e-mails, todos muito desatualizados. Sobre este assunto a equipe da Prodest ofereceu um serviço de altíssima qualidade e segurança, que hoje já atende a vários municípios capixabas, além de bancos, secretarias e autarquias estaduais, também com custos reduzidos.

Marcus Coelho destacou que esses serviços serão fundamentais para que a prefeitura possa agilizar toda a tramitação de processos, ganhando tempo e economizando recursos públicos. “Este serviço vai melhorar muito o atendimento aos nossos munícipes, com a utilização de recursos de agendamento e acompanhamento online”.