Geral

Parceria entre Sejus e Sectides prevê a abertura de 1.560 vagas em cursos profissionalizantes

Postada em:

A Secretaria da Justiça (Sejus) oferta diversos cursos de qualificação profissional aos privados de liberdade e uma nova parceria, firmada com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), prevê a abertura de mais vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

O início das aulas já está sendo planejado para o mês de junho, com a realização de visitas técnicas dos parceiros às unidades prisionais beneficiadas. O intuito é conhecer os ambientes que receberão as turmas de educação profissional. A expectativa é ofertar mais de 1.560 vagas aos apenados até 2023. Também está prevista uma nova parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para oferta de 150 vagas de cursos para detentos, egressos e seus familiares.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, destaca a importância da oferta de cursos de qualificação aos privados de liberdade. "Em visita técnica nos presídios do Estado, percebemos a grande demanda e desejo dos detentos pela qualificação profissional. Precisamos trabalhar essa reinserção e qualificar esse público para o mundo do trabalho. Para isso, é de extrema importância essa integração já realizada entre as secretarias para que o trabalho seja realizado com eficiência e qualidade".

Para o secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, qualificar os apenados os prepara para o retorno ao convívio social. “Investir na educação profissional das pessoas privadas de liberdade proporciona novas expectativas com relação à vida social, pois as qualifica para o trabalho, e cria soluções para manter o próprio sustento e da sua família após o cumprimento da pena. É um importante mecanismo de ressocialização”, ressalta o secretário Marcello Paiva de Mello.

Cursos ofertados (Pronatec):

Agente de limpeza e conservação, almoxarife, assistente de controle e qualidade, confeiteiro, costureiro industrial, eletricista, estofador de móveis, depilador, garçom, fotógrafo, gesseiro, instalador hidráulico residencial, manicure e pedicure, massagista, operador de máquinas de marcenaria, operador de supermercados, organizador de eventos, padeiro, pedreiro, pintor, recepcionista, serígrafo, soldador.