Meio Ambiente

Aracruz recolhe mais de 40 toneladas de materiais recicláveis por mês

Postada em:

Ao todo 500 residências de Aracruz estão cadastradas no sistema de Coleta Seletiva do município. Por mês, em média, 45 toneladas de material, como plástico, papel, papelão, alumínio e vidro, passam pelo Centro de Triagem, no Polo Industrial. O serviço é realizado pela Associação Recicle Aracruz, por meio do programa Aracruz Sustentável, em parceria com a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) da Prefeitura de Aracruz.

Leia também: Economia Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em fevereiro

Qualificar ES: Governo abre 10 mil vagas para cursos de qualificação profissional on-line

Como fazer a coleta seletiva?
O primeiro passo é simples. A família precisa fazer a separação dos resíduos. Papel, plástico, metal, vidro, eletroeletrônico e eletrodomésticos (televisão velha, computadores, fogão, geladeira, ventilador), devem ser separados e colocados em um único recipiente, como saco plástico, por exemplo.

Como se cadastrar na coleta seletiva?
Para que os resíduos separados sejam destinados para reciclagem, a família deve se cadastrar no sistema de Coleta Seletiva. É só ligar para o número: (27) 9 9852-6333 ou 99741-8382, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.

Mas atenção: em algumas localidades a coleta é feita por catadores associados. Para se cadastrar, é necessário falar diretamente com os coletores dos distritos. Veja os lugares e contatos:

Biriricas e Santa Cruz: Fabíola (9 9636-1346)
Caieiras Velhas e Irajá: Juarez (9 9783-3860)
Jacupemba: Nelcinéia, conhecida como Lica (9 9803-0761)
Vila do Riacho: Paulo Carlos (9 9762-1767)
Barra do Sahy, Mar Azul, Putiri, Sauê e Praia dos Padres: Sérgio, conhecido como Gim (9 9622-8346),

Quando os materiais serão recolhidos?
Os caminhões fazem a coleta dos resíduos recicláveis nas residências cadastradas uma vez por semana. No caso dos distritos, é necessário verificar junto ao coletor o dia e horário que o material será recolhido em sua casa.