Policial

Equipamento móvel vai ajudar polícia a identificar veículos com restrição de furto e roubo

Postada em:

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran), em parceria com o Detran, adquiriu recentemente um equipamento inovador nas polícias militares do Brasil, a versão móvel do Optical Caracteres Reader, ou OCR, sigla em inglês para Leitor Ótico de Caracteres.

O aparelho pode ser acoplado no teto das viaturas e acionado pelos policiais militares de dentro do veículo durante o patrulhamento, permitindo a leitura em tempo real das placas veiculares, apontando irregularidades administrativas e criminais.

 

O equipamento foi testado na manhã desta sexta-feira (14), no pátio do Detran, localizado em Serra Sede. O comandante-geral, coronel Douglas Caus, acompanhou pessoalmente as simulações produzidas. No total foram testados quatro aparelhos de OCR, com a previsão de compra de mais seis até o fim do ano.

“Essa é mais uma conquista importante para a Polícia Militar, em parceria com o Detran, que irá contribuir para a captura de veículos com restrição de furto e roubo e, invariavelmente, de indivíduos com mandado de prisão, carregando armas, munições e drogas. Esse equipamento vai qualificar ainda mais o nosso trabalho, aumentar a eficiência e melhorar a prestação do serviço à sociedade capixaba”, opinou coronel Caus.

Como funciona

Utilizado desde o ano passado em uma versão portátil, porém com necessidade de ser instalado em ponto fixo, o novo produto traz a versão embarcada do OCR, permitindo maior agilidade na fiscalização dos veículos em circulação, sem prejudicar a amplitude e dinamismo do policiamento ostensivo.
Além de apontar eventuais irregularidades administrativas, relacionadas à documentação dos veículos como, por exemplo, o licenciamento, o OCR também indica se o automóvel possui alguma restrição criminal, como furto e roubo.

Utilizando tecnologia de ponta, o OCR faz a leitura das placas e aponta ao policial embarcado, em tempo real, se há alguma irregularidade. Tudo sem a necessidade de parar as viaturas. 

O comandante de Policiamento Ostensivo Especializado, coronel Carlos Ney de Sousa Pimenta, salientou as possibilidades oferecidas pelo equipamento: “As equipes policiais poderão atuar com muito mais agilidade durante as abordagens, já que os veículos com restrições criminais serão imediatamente apontados pelo equipamento, permitindo uma vigilância muito mais eficaz”, ressaltou.

O comandante do BPTran, tenente-coronel Glariston Fonseca Nascimento, também destacou a importância da nova aquisição. De acordo com o oficial, os OCR's permitirão melhores resultados e celeridade na realização do policiamento ostensivo de trânsito. “São instrumentos modernos, com aplicabilidades variadas, dotados de alta tecnologia, fato que projeta a PMES na vanguarda do policiamento de trânsito nacional.”, destacou o comandante.

Os leitores óticos já estão disponíveis e em condições de uso nas fiscalizações.