Geral

Parceria entre Prefeitura de Aracruz e Mosteiro de Ibiraçu resulta em vagas para curso de cerâmica

Postada em:

Na última semana, em Ibiraçu, a Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur) da Prefeitura de Aracruz reuniu com membros dos projetos Cidadania em Ação, Espaço Vivência, Amigos da Justiça, e representantes da Escola Oficina de Cerâmica Kanzeon do mosteiro Zen Budista de Ibiraçu.

Leia também: Vacinação contra Influenza para idosos e professores tem início nesta terça-feira (11)

Na ocasião foram discutidas ações que impactam as comunidades dos municípios de João Neiva, Ibiraçu, Fundão e Aracruz, região onde há a expectativa de criação de um polo ceramista. Com esse objetivo foram destinadas 20 vagas para o curso de ceramista que será ministrado na escola de cerâmica do Mosteiro em Ibiraçu. Destas vagas, seis foram destinadas a Aracruz, das quais três serão preenchidas por associações federadas e as outras três por povos indígenas.

Para Moisés Mercier, secretário da Semtur, nosso objetivo é fechar parcerias que contribuem de forma efetiva para o fortalecimento do artesanato e da cultura da nossa gente. Com essa oportunidade proporcionaremos as associações de artesões o empreendedorismo e da geração de renda.

De acordo com a gerente de Cultura, Sônia Damasceno, a expectativa de sucesso é muito grande. “Essa é uma ação de grande impacto para a comunidade, contribuindo para a inclusão, empreendedorismo e o desenvolvimento da cidadania, pois cada aluno será um replicador do conhecimento”.

O curso terá duração de um ano e será ministrado pelo professor Márcio de Moura Nogueira. Além da concepção das peças, também será ensinado o processo de precificação. Os estudantes terão aulas duas vezes por semana e receberão o certificado ao final do curso e devem assinar um termo de compromisso como multiplicadoras das habilidades aprendidas.

Josiane Francisco Felício, gerente de assuntos indígenas da secretaria de Governo da PMA acredita que o impacto não se dará exclusivamente nas associações, mas também em toda a comunidade indígena. “Em função da transmissão de conhecimento às outras mulheres das aldeias, por parte daquelas que fizerem o curso, poderá se tornar uma fonte de renda. Esse curso de ceramista, definitivamente, vem para somar”.

Para Rita de Cássia Rebuzzi dos Santos, vice-presidente da Associação dos Artesãos da Orla de Aracruz  (ASSAORA), a sensação de participar deste curso é de felicidade e gratidão. “Nossa associação precisa de incentivos assim. A ASSAOARA existe desde 2005, já tivemos suporte da prefeitura, mas nada como nessa administração. Fica o nosso agradecimento também ao Governo do Estado e ao Mosteiro Zen”. 


As associações aracruzenses contempladas com o curso de ceramista foram:

- CRIARTE (Associação dos Artesãos de Barra do Riacho);

- ASSAOARA (Associação dos Artesãos da Orla de Aracruz);

- ARTEARA (Associação de Artesãos de Aracruz).


As etnias indígenas serão representadas por:

- Josenita de Souza Pêgo (Tupi-Guarani);

- Viviane da Silva Membi (Guarani);

- Karine Francisco Batista (Tupinikim).