Cultura

19 de abril, dia da resistência indígena

Postada em:

Aracruz é o único município capixaba com terras indígenas demarcadas e tradicionalmente ocupadas. São ao todo 12 aldeias habitadas pelos povos Tupinikim e Guarani, que resistem mantendo a cultura viva. Foto: Luã Quintão 

Leia também: Aracruz vacinou mais de 2 mil pessoas contra a covid-19 neste sábado

Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 2

Atualmente a população indígena do município passa de 4 mil pessoas. As aldeias estão localizadas na região litorânea do município e às margens do Rio Piraquê-Açu - considerado o maior estuário do Espírito Santo e um dos mais representativos da América Latina.

Esta segunda-feira (19/04) é o dia que marca 521 anos de Resistência dos Povos Indígenas, importantes grupos étnicos que compõem o território brasileiro. “É uma data que celebramos a nossa existência, nossa contribuição ancestral na formação do país”, explica Maynõ Guarani, da aldeia Nova Esperança.

“Os povos indígenas de Aracruz têm uma importância histórica para Estado e até mesmo para o país. São povos que guardam saberes antigos, desde o artesanato às ervas medicinais. Por isso, a Prefeitura de Aracruz atua nesses lugares por meio de diversos setores, como educação, saúde e infraestrutura, sempre respeitando as especificidades culturais dos povos Tupinikim e Guarani”, disse o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho.

Pandemia: população indígena sendo imunizada

A primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Aracruz foi uma índia Guarani, da Aldeia Piraquê-Açu, no dia 19 de janeiro: Dona Marilza da Silva, de 72 anos. Atualmente, a população indígena vacinada com a primeira dose soma 2.638 pessoas, e 2.445 aldeados já receberam também a segunda dose da vacina.

Webinar de Valorização Indígena

Para marcar a data, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo, realizará um encontro virtual com representações indígenas e autoridades estaduais.  Será o “Webinar de Valorização Indígena”, que contará com a participação do prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, da Gerente de Assuntos Indígenas da PMA, Josiane Francisco Felício; o Cacique da Aldeia Nova Esperança Ka’agwy Porã, Marcelo Guarani; O vereador Vilson Jaguareté; o coordenador da comissão de caciques Tupinikim e Guarani, José Luiz Francisco Ramos; a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; o diretor técnico da ADERES, Hugo Tófoli e a Curadora Adjunta de Arte Brasileira do MASP, Sandra Benites. O evento acontece a partir das 20h e será transmitido pelo Youtube da prefeitura, aberto ao público: www.youtube.com/prefeituradearacruz .